Coleção L&PM E-books


A PRIMEIRA VIAGEM AO REDOR DO MUNDO - Antonio Pigafetta

A PRIMEIRA VIAGEM AO REDOR DO MUNDO

Antonio Pigafetta

Tradução de Jurandir Soares dos Santos

A primeira viagem ao redor do mundo é considerado pelo escritor Gabriel García Márquez como um dos livros mais importantes da sua vida.

Em agosto de 1519, o navegador português Fernão de Magalhães içou âncoras do porto de Sevilha, a serviço da Coroa espanhola. Tinha início a primeira viagem ao redor do mundo, que descobriria novas rotas de navegação e alteraria todos os mapas da Terra existentes até então. Ele comandava cinco navios e 237 homens. Embarcado como representante da corte de Roma na expedição espanhola, Antonio Pigafetta (1491? – 1534), marinheiro toscano da cidade de Vicenza, sobreviveu à terrível viagem e celebrizou-se por ter sido o cronista da grande aventura.

De Sevilha cruzaram aquele que seria posteriormente batizado de Estreito de Magalhães, descobriram o maior oceano da Terra (o Pacífico), passaram pela Ásia – onde Magalhães foi tragicamente morto por nativos filipinos –,  contornaram a África e então regressaram à Espanha, em setembro de 1522. A armada havia sido reduzida a um só navio, o Victoria, e dezoito homens famintos, entre eles Pigafetta. O relato da viagem por ele escrito foi publicado em Veneza, em 1536 (dois anos após sua morte), e obteve sucesso instantâneo ao contar com vigor e precisão as privações e desventuras nas quais se viu envolvida uma das mais importantes expedições de descobrimento da história.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    A PRIMEIRA VIAGEM AO REDOR DO MUNDO

  • Catálogo:
    Coleção L&PM E-books
  • Gênero:
    História
    Documento
  • eISBN:
    978.85.254.2436-5
  • Formato:
    ePub

Vida & Obra

Antonio Pigafetta

Filho de família nobre de Vicenza, na atual região italiana do Vêneto, admite-se que tenha nascido no último quartel do Sec. XV, Cronista da viagem de Magalhães. Para além dos períodos imediatamente anteriores e posteriores a esta célebre viagem, da qual foi um cronista atento e culto, em sintonia com o espírito do Renascimento, pouco ou nada se sabe da sua vida, nem a data e local da morte. Entende-se que foi Cavaleiro da Ordem de Rodes, título a que parece ter acedido antes de 1519.

Opinião do Leitor

maahamti
salvador-sp

eu gostei muito do livro, vale a pena ler, só as notas sao imbecis, mais ao todo muito legal e o melhor:
CABE NO BOLSO!!!
e só 12.00, vale a pena!

07/12/2011

Você também pode gostar