Coleção L&PM Pocket


A DAMA DAS CAMÉLIAS - Alexandre Dumas Filho

A DAMA DAS CAMÉLIAS

LA DAME AUX CAMÉLIAS

Alexandre Dumas Filho

Tradução de Caroline Chang

Um dos maiores romances franceses do século XIX e a mais célebre história de amor por uma cortesã ganha nova tradução e edição em formato de bolso.

Armand Duval é um jovem estudante de Direito na Paris de meados do século XIX. Jovem recatado, vindo de uma respeitável família burguesa interiorana, apaixona-se por Marguerite Gautier, nada mais nada menos que a mais cobiçada cortesã dos salões e teatros parisienses. Marguerite – vendida, corrompida, perdulária, amante de vários homens – corresponde ao amor do jovem, que provoca uma reviravolta na vida da jovem prostituta. Mas o futuro dos dois amantes enfrenta os mais rígidos obstáculos.

Escrito pelo francês Alexandre Dumas filho a partir da sua experiência autobiográfica com a cortesã Marie Duplessis, A dama das camélias é uma das mais célebres narrativas longas do século XIX – o próprio século de ouro do romance europeu. No livro, lançado em 1848 com enorme sucesso, assim como em toda a sua obra, Alexandre Dumas filho – filho bastardo do autor de O conde de Monte Cristo, Os três mosqueteiros – faz um ajuste de contas com a sociedade que o humilhara. A dama das camélias foi adaptado para o cinema e teatro inúmeras vezes, entre as quais na ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi. A engenhosidade da estrutura, a limpidez e beleza do estilo, a honestidade no tratamento de uma das mais antigas facetas da sociedade humana – a prostituição – e a pungência com que desvenda as hipocrisias humanas fazem-na a obra-prima de Alexandre Dumas filho, que ainda hoje se lê de um fôlego só.

Alexandre Dumas filho nasceu em Paris, em 1824, filho ilegítimo do escritor Alexandre Dumas (autor de O colar de veludo, entre outros). Muito cedo Alexandre filho tornou-se observador da sociedade da época. Em 1842 conheceu a famosa cortesã, Marie Duplessis, de quem tornou-se amante e com quem rompeu em1845. Marie Duplessis faleceu em fevereiro de 1847, e sua morte afetou profundamente o escritor, que se isolou para escrever uma história baseada no seu romance com a cortesã, que atingiu um sucesso estrondoso. Em 1851, adaptou A dama das camélias para o teatro, e a peça foi acusada de imoralidade. Alexandre Dumas filho foi eleito para a Academia Francesa de Letras e sua fama rivalizou internacionalmente com a de seu pai. Morreu aos 65 anos, em 1895. Outras de suas obras são: O amigo das mulheres, A estrangeira e O filho natural.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    A DAMA DAS CAMÉLIAS

  • Título Original:
    LA DAME AUX CAMÉLIAS
  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Romance
    Literatura clássica internacional
  • Referência:
    341
  • Cód.Barras:
    9788525413345
  • ISBN:
    978.85.254.1334-5
  • Páginas:
    224
  • Edição:
    fevereiro de 2004

Vida & Obra

Alexandre Dumas Filho

Nasceu em Paris, em 29 de junho de 1824, filho do escritor Alexandre Dumas (autor de O conde de Monte Cristo, Os três mosqueteiros, entre outros), que começava a se tornar famoso, e de uma lavadeira dez anos mais velha, Catherine Labay. Enquanto criança, Alexandre Dumas filho foi educado pela mãe nos arredores de Paris. À distância, prestava culto ao pai, que se tornara tão renomado quanto Victor Hugo. Pai e filho ...

Ler mais

Opinião do Leitor

Viviane Sena
salvador-ba

Me emocionei muito, com a história, minha opinião? O melhor livro que já lí. O livro inteiro, prende a gente, do início ao fim. Viajei até o século XlX, , me emocionei,chorei, viví a história. Tenho certeza, que era mesmo emoção, que o autor quis passar para os leitores, além de realidade.

24/05/2011 10:32:10

Você também pode gostar