Notícias


Figura na sombra é o novo romance de Luiz Antonio de Assis Brasil

19/09/2012

- Por Paula

A história de dois amigos: franceses, viajantes, botânicos. Mas que apesar da proximidade, escolheram caminhos opostos: enquanto um foi em busca de notoriedade, o outro preferiu o retiro, a paz do pampa. Os dois amigos, no caso, são Aimé Bonpland e Alexander von Humboldt, personagens reais que passaram pelo Brasil no século XIX e que estão no mais recente livro de Luiz Antonio de Assis Brasil: Figura na sombra.  Juntos, Bonpland e Humboldt empreenderam uma viagem de cinco anos pelas Américas (Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia e México). Mas enquanto Humboldt decidiu retornar à Europa com o objetivo de escrever sua obra máxima e conquistar a glória, Bonpland preferiu fugir dos holofotes. E é justamente sobre ele, esta figura na sombra, que Assis Brasil lança a luz de suas palavras e o foco de sua envolvente história.

A obra é centrada no imaginário desta figura real, Aimé Bonpland (1774 – 1858), testemunha ocular da Revolução Francesa, que depois de alcançar as honras científicas mais almejadas da Europa decidiu trocar tudo por uma vida simples na América do Sul. Conhecido pelos nomes de Don Amado Bonpland, Gringo Loco ou ainda Caraí Arandu, Bonpland é um personagem que envolve pelo espírito aventureiro e por tudo o que viu e viveu em suas tantas andanças.

Figura na sombra é o quarto e último livro da série Visitantes ao Sul, da qual fazem parte O pintor de retratos (2001), A margem imóvel do rio (2003) e Música perdida (2006).