Notícias


Nancy Huston entre os destaques de 2008

05/01/2009

- Por L&PM Editores

Dolce agonia, romance de Nancy Huston – autora do aclamado best-seller Marcas de Nascença – foi um dos destaques literários de 2008, sendo apontado pelo jornal Zero Hora como um dos seis melhores livros do ano.

Nesta obra, a escritora repete o virtuosismo narrativo de Marcas de Nascença, obra que já está na 5ª edição, com mais de 10 mil exemplares vendidos no Brasil em pouco mais de um anode publicação. Tendo como narrador onisciente o próprio Deus, que assina o prólogo e doze dos 26 capítulos, Dolce agonia conta a história de um jantar que Sean Farrell, poeta e professor universitário, promove para 11 amigos, no Dia de Ação de Graças. Em meio ao branco da gelada paisagem invernal, isolados do mundo, eles comem, bebem, riem e discutem, trocam calor humano, relembram episódios pungentes e maravilhosos de suas vidas e de suas amizades.

Recentemente, a L&PM Editores contratou mais dois livros de Huston: L’espèce fabulatrice e Cantique des pleines. O primeiro traz pensamentos e reflexões da escritora sobre a condição humana e a sua capacidade de imaginar e interpretar o mundo. Já o segundo, conta a história de uma mulher que ao descobrir trechos do diário de seu avô recém falecido, embarca em uma inventiva e obsessiva jornada para recriar a difícil história de vida de seus antepassados.

Nancy Huston é canadense, mas desde os 20 anos mora em Paris. Além de diversas premiações recebidas ao longo dos anos, em 2006 foi finalista do Prêmio Goncourt e vencedora do Prêmio Femina por Marcas de Nascença. Fluente em francês e inglês, a autora escolhe a língua da escrita em função da ambientação do livro. Suas obras foram traduzidos em mais de vinte países.
Clique e confira entrevista com a escritora.