Vida & Obra


Lauro Schirmer

Lauro Schirmer nasceu no dia 27 de novembro de 1928 em Cachoeira do Sul. Estreou como locutor na Voz Sonora da Princesa do Jacuí, um serviço de alto-falante instalado na praça central da cidade. A primeira atividade profissional foi a de radialista, exercendo as funções de redator, locutor e narrador esportivo por três anos, de 1946 a 1949, na Rádio Cachoeira.

Logo mudou de emprego, mas permaneceu na cidade: foi contratado pelo Jornal do Povo, onde ocupou o cargo de chefe de redação. Em 1954, mudou-se para Porto Alegre e passou a trabalhar no jornal A Hora, que havia iniciado as atividades no final daquele ano. Posteriormente assumiu o jornalismo da TV Piratini, onde ficou por pouco tempo, e da TV Gaúcha. Sete anos mais tarde, Lauro Schirmer, que na época já era chefe de jornalismo da Rádio Gaúcha, acumulou a função com a chefia de redação do jornal Zero Hora.

Vencedor do primeiro Prêmio de Reportagem de TV, criado em 1963 pela ARI (Associação Rio-grandense de Imprensa), foi conselheiro desta entidade, integrou vários anos o júri do Prêmio Esso de Jornalismo e representou o Brasil, em dois períodos, no Comitê de Editores Latino-Americanos da agência de notícias United Press International. A par de sua atividade como jornalista, tem atuado em outras áreas: foi membro do Conselho Estadual de Cultura, conselheiro da Fundação Orquestra Sin­fônica de Porto Alegre e de outras entidades cultu­rais, integrando ainda o Comitê de Bioética do Hos­pital de Clínicas de Porto Alegre.

É autor de A Hora – Uma Revolução na Imprensa (L&PM, 2000), contando a história de um jornal ino­va­dor do qual foi repórter e secre­tário de redação na década de 1950, e RBS: da voz-do-poste à multimídia (L&PM, 2002), sobre a trajetória do grupo RBS.

Mais livros de Lauro Schirmer


Opinião do Leitor

Deixe seu depoimento sobre o autor