Vida & Obra


Eleanor H. Porter

Eleanor Hodgman Porter (1868-1920) nasceu na cidadezinha americana de Littleton, em New Hampshire, em uma tradicional família da região. Tinha uma ótima voz para o canto e estudou durante vários anos no prestigioso New EnglandConservatoryof Music, chegando a construir uma reputação local como cantora. Em 1892, se casou com o homem de negócios John Lyman Porter, e com ele se mudou para o estado de Massachusetts.

Acabou abandonando o canto pela literatura e, em 1901, passou a publicar contos em várias revistas e jornais. Em 1907 publicou seu primeiro livro, Cross Currents. Seguiram-se: The Turn of the Tide (1908), The Story of Marco (1911), Miss Billy (1911) –seuprimeirosucesso – e Miss Billy’s Decision (1912).Escrevia principalmente obras infantojuvenis, de aventura e romances femininos.

Em 1913 publicou Pollyanna, romance protagonizado pela órfã Pollyanna Whittier e inspirado no dia a dia de sua cidade natal. O livro foi um sucesso instantâneo e figurou entre os títulos mais vendidos nos Estados Unidos por vários anos. A pequena e inveterada otimista conquistou o público americano ao reafirmar a força das virtudes camponesase da alegria de viver.

Dois anos depois,a autora lançou o igualmente exitoso Pollyanna Grows Up (Pollyanna moça). Os livros foram traduzidos em todo o mundo, além de adaptados inúmeras vezes para o teatro, para a televisão e para o cinema. Eleanor H. Porter é autora de mais de trinta títulos, entre os quais se destacam Just David (David, o órfão), The Road to Understanding (1917) e Oh Money! Money! (1918). Faleceu em casa, em Cambridge, Massachusetts.

Mais livros de Eleanor H. Porter


Opinião do Leitor

Deixe seu depoimento sobre o autor