Manual do Professor
Vídeo do professor
Meus favoritos
Maia e Valentim é um livro muito colorido e musical, que conta três histórias: a de Maia, a de Valentim e a história dessas duas crianças muito amigas e cheias de imaginação, que não se desgrudam.
Eles se conhecem da escola e gostam de fazer tudo juntos (havia até quem pensasse que tinham passado cola neles), mas quando faziam coisas juntos, eles também faziam coisas sozinhos, em suas imaginações: por exemplo, enquanto a imaginação de Maia a levava à praia, a de Valentim o levava ao jardim. Maia e Valentim é uma história sobre construção da identidade, aceitação das diferenças e muita imaginação
Contextualização dos autores e da obra.
Apoio pedagógico de acordo com a BNCC e a PNA.
Orientações para a leitura compartilhada.
Sugestões de vivências com a leitura de Maia e Valentim em cada campo de experiência da BNCC.
Orientações para a prática da literacia familiar.
Sugestões de registro e compartilhamento das atividades realizadas com as crianças.
Referências comentadas e sugestões de leitura para o(a) professor(a).
Paula Taitelbaum
Paula Taitelbaum (autora e ilustradora) vive em Porto Alegre desde seu nascimento em 1969. É apaixonada pela palavra. A escrita, a falada, a imaginada. Nos anos 1980, iniciou seu trabalho como atriz no Grupo Pé de Palco, dirigido por Júlio Conte. Nos anos 1990, formou-se em publicidade, trabalhou como redatora publicitária e lançou os livros de poemas Eu versos eu (Fumproarte, 1998) e Sem vergonha (L&PM, 1999). A partir dos 2000, firmou-se como escritora e lançou novos livros de poemas, entre eles Mundo da Lua (L&PM, 2002).
Em 2013, adentrou o mundo da literatura infantojuvenil com Palavra vai, palavra vem (L&PM, 2013), no qual, além de escrever, estreou como ilustradora. A partir de então, passou a se dedicar à literatura infantil. Entre os livros lançados, destacam-se o premiado Bichológico (Piu, 2016) e Ora bolas (Piu, 2019), os quais Paula ilustrou utilizando colagens de formas geométricas. Em 2020, lançou com Eduardo Bueno o Dicionário da Independência: 200 anos em 200 verbetes, no qual ilustrou os textos com colagens digitais. Em Maia e Valentim, Paula pela primeira vez realizou ilustrações digitais em que concentrou suas criações em uma paleta de cores que evitou o uso do preto e cujas imagens só possuem ângulos retos.
Material de divulgação - versão em processo de avaliação
Aventuras em contextos imaginários ou realistas, urbanos, rurais, locais, internacionais
Compartilhe esta obra:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade