Manual do Professor
Vídeo do professor
Meus favoritos
A grande enchente é uma obra que nos ensina que a literatura para crianças não precisa ser fonte apenas de diversão, mas que ela pode também ser uma grande aliada na elaboração de dores e angústias inerentes a todos os seres humanos, incluindo as crianças. Sérgio Capparelli busca retratar, pela percepção infantil, como é estar em meio a uma catástrofe natural, como uma enchente. A seu lado, a ilustradora Marcella Tamayo faz uso de forte sugestão de cores e texturas que aproximam nossa imaginação da realidade retratada na obra, uma realidade vivida não apenas por muitas famílias brasileiras, como também no restante do mundo.
Contextualização dos autores e da obra.
Apoio pedagógico de acordo com a BNCC e a PNA.
Orientações para a leitura compartilhada.
Sugestões de vivências com a leitura de A grande enchente em cada campo de experiência da BNCC.
Orientações para a prática da literacia familiar.
Sugestões de registro e compartilhamento das atividades realizadas com as crianças.
Referências comentadas e sugestões de leitura para o(a) professor(a).
Crédito: Daniella Fernandes
Sérgio Capparelli
Nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, morou em várias cidades brasileiras: Goiânia, Curitiba e finalmente Porto Alegre, onde cursou jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como jornalista, trabalhou nos jornais Zero Hora e Folha da Manhã. Sua carreira acadêmica continuou e em 1972, durante uma estada em Paris, França, iniciou o doutorado em ciências da informação na Universidade de Paris II, dedicando-se ao estudo da televisão brasileira. Também morou em Munique, Alemanha, onde publicou a novela Favela S.A., em 1973. Seu primeiro livro, de 1979, Os meninos da Rua da Praia, foi dedicado ao universo infantojuvenil, ao mesmo tempo que inicia a carreira de professor no curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e da UFRGS. Recebeu, em 1983, o Prêmio Jabuti em ciências humanas pelo ensaio “Televisão e capitalismo no Brasil” e hoje conta com mais de trinta livros publicados. Capparelli já viveu em Beijing, na China, trabalhando na Xinhua News Agency, e atualmente mora na Itália, em San Vito al Tagliamento. Adaptou e traduziu, do chinês para o português, em parceria com Márcia Schmaltz, o livro 50 fábulas da China fabulosa, publicado pela editora L&PM. Recebeu cinco vezes o Prêmio Jabuti – a primeira delas com o ensaio sobre a televisão brasileira citado acima e quatro vezes com livros infantojuvenis. Várias de suas obras voltadas para o público infantil receberam o Selo de Ouro e indicação de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Marcella Tamayo (Ilustração)
Vive em São Paulo e tem passado muito tempo em casa esperando a chuva ir embora. Enquanto isso, ela segue em seu quarto criando imagens para livros, filmes de animação, e desenhando os passarinhos que vê pela janela. É coautora do projeto de animação Anna Bee (MTV, 2011), foi diretora de arte da série Vivi Viravento (Discovery Kids, 2017) e ilustrou o livro As aventuras do tempo (Rocco, 2019), de Miriam Leitão.
Material de divulgação - versão em processo de avaliação
Quotidiano de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rural)
Relacionamento pessoal e desenvolvimento de sentimentos de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais)
Compartilhe esta obra:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade