Manual do Professor
Vídeo do professor
Meus favoritos
O que aconteceu com você? apresenta uma criança, um menino, que brinca pelo parquinho infantil imaginando ser um pirata em seu navio que está sendo atacado por tubarões e crocodilos. Uma cena comum de uma criança comum, não é mesmo? Nem sempre! O problema aparece quando outras crianças querem saber o que aconteceu com a perna do menino, pois ele tem apenas uma. Porém, este é um assunto sobre o qual ele não quer falar.
A curiosidade infantil é muito grande (sabemos!), e todas as crianças fazem muitas perguntas e suposições, mas a sensibilidade para com o outro também o é. Para as crianças do parque, mais importante do que saber o que aconteceu com a perna dele era acolhê-lo para brincarem juntos, focando na presença, e não na falta. Quando as crianças percebem isso, ele não é mais o menino de uma perna só, ele é o João.
O que aconteceu com você? aborda o tema da criança com deficiência e sua inclusão verdadeira entre outras crianças, utilizando desenhos de traços finos e cores contrastantes para compor com o cenário sobre o fundo branco. De brinde, vemos uma ilustração maravilhosa, na qual todas as crianças têm características físicas diferentes entre si, reforçando a ideia de individualidade e diferenças naturais entre todos.
Contextualização dos autores e da obra.
Apoio pedagógico de acordo com a BNCC e a PNA.
Orientações para a leitura compartilhada.
Sugestões de vivências com a leitura de O que aconteceu com você? em cada campo de experiência da BNCC.
Orientações para a prática da literacia familiar.
Sugestões de registro e compartilhamento das atividades realizadas com as crianças.
Referências comentadas e sugestões de leitura para o(a) professor(a).
James Catchpole
James Catchpole (autor) estava destinado a ser um cantor itinerante ou um jogador de futebol amputado. Ele conseguiu sair do banco de reservas algumas vezes para o Time de Futebol de Amputados da Inglaterra, e também se juntou à Provença com um violão (outra profissão em que ter só uma perna o ajudava), mas atingiu os limites de seu talento em ambos os campos por volta dos vinte e poucos anos, e assim se juntou ao negócio familiar de livros infantis.
Ele agora dirige a Agência Catchpole com sua esposa Lucy, e representa autores e ilustradores de livros infantis, não ficção e romances, incluindo Polly Dunbar, SF Said, Michelle Robinson e David Lucas. Lucy e James vivem em Oxford com suas duas filhas, a mais velha está firmemente convencida de que também vai se juntar ao negócio – mas, aos cinco anos, ela ainda tem muito tempo para voltar atrás.
Karen George (Ilustração)
Karen George (ilustradora) passou muito tempo desenhando e pintando. Quando era pequena, era isso que ela gostava de fazer. Um pouco mais velha, Karen ganhou um diploma de primeiro lugar da turma na graduação em Belas Artes, seguido por um mestrado do The Royal College of Art. Por um tempo, Karen pintou sets de filmagem até que, em 2009, ela ganhou a competição "Picture This" de Waterstone para ilustrar Freddie e a Fada, de Julia Donaldson. Ou seja, Karen ainda passa muito tempo desenhando e pintando...
E agora ela também escreve! Karen vive em Bristol com sua família e seu gato.
Caroline Chang (Tradução)
Nasceu em Porto Alegre, em 1976, filha de uma mãe brasileira e um pai chinês. É graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem mestrado em Literatura Comparada pela mesma instituição. Desde 2001 faz traduções literárias do francês e do inglês; Raymond Chandler, Alexandre Dumas filho, Xinran, Colson Whitehead e Malala Yousafzai são alguns dos autores que verteu para o português.
De infantojuvenis, traduziu Um menino e um urso em um barco, de Dave Shelton (2012), As boas ações do Seu Simões, de Jim Stollen (2015), O melhor livro do mundo, de Rilla Alexander (2015), O grão de milho, de Manfeï Obin (2015), Minha irmã e eu, de Rose Robbins (2021), O abraço, de Eoin McLaughlin e Polly Dunbar (2021), O que aconteceu com você?, de James Catchpole e Karen George (2021), Humberto, a raposa, de Margaret Sturton (2021) e Você faz aqui, de Paul Meisel (2021). É editora na L&PM Editores. Vive em São Paulo, com seu marido, a filha dos dois, seu enteado e a gata da família.
Material de divulgação - versão em processo de avaliação
Aventuras em contextos imaginários ou realistas, urbanos, rurais, locais, internacionais
Corpo humano e suas características
Jogos, brincadeiras e diversão
Relacionamento pessoal e desenvolvimento de sentimentos de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais)
Compartilhe esta obra:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade