Foto: Lewis Carroll

Lewis Carroll

Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898), sob o pseudônimo de Lewis Carroll, foi um dos mais importantes escritores ingleses de sua época. Filho de um pastor anglicano, foi o terceiro filho de uma família de onze crianças. 

Seu nome está inscrito na história da literatura mundial por ser o autor de Alice no País das Maravilhas, o mais estranho e fascinante livro para crianças jamais escrito.Por sugestão do escritor Henry Kingsley, o livro foi publicado em 1865 sem ser especificado se era para adultos ou crianças. Foi um sucesso fulminante. Em 1871, publicou a sequência, Alice no País do Espelho.

Embora seja conhecido pela série de textos em torno da personagem Alice, também foi ensaísta, fotógrafo e professor de matemática. Nessa área, publicou uma dezena de obras inovadoras sobre geometria, álgebra linear, álgebra matricial e, principalmente, lógica matemática. Todas as estranhas passagens ligadas ao nonsense, ao espaço e ao tempo, que tornam suas obras tão singulares, constituem, além de formas poéticas inéditas, verdadeiros problemas matemáticos, aritméticos, algébricos e geométricos disfarçados de contos burlescos, que são obras cômicas propositalmente mirabolantes.

Obras Relacionadas


Meus favoritos 0

Favoritos