Notícias


28/12/2022

Conheça os livros de Sérgio Capparelli no PNLD

Conheça os livros de Sérgio Capparelli no PNLD

Muita poesia e até narrativa! Sérgio Capparelli, um dos mais conhecidos autores de poemas para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, está presente em diferentes editais do PNLD com obras para sua escolha.

 

 

Sérgio Capparelli é um dos nomes mais importantes da literatura infantojuvenil brasileira. Com uma carreira que se estende por mais de três décadas, o autor mantém vivo um legado marcante para a literatura infantil e juvenil do país.

 

Nascido em Uberlândia, Minas Gerais, Capparelli foi um habitante de várias cidades: Goiânia, Curitiba e, finalmente, Porto Alegre, onde cursou jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Recebeu cinco vezes o Prêmio Jabuti – a primeira delas com um ensaio sobre a televisão brasileira e quatro vezes com livros infantojuvenis. Várias de suas obras voltadas para o público infantil receberam o Selo de Ouro e a indicação de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre eles o 111 poemas para crianças, em 2004. O livro também recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura 2004 na categoria Infantil.

 

 

 

Sua obra é marcada pela simplicidade e pela sensibilidade com que aborda temas relevantes para os jovens leitores. Os livros de Capparelli são verdadeiras joias literárias que ajudam a formar novos leitores e a despertar o interesse pela literatura desde a infância.

 

Mas além da qualidade literária, Capparelli também é conhecido por sua contribuição para a literatura infantil e juvenil brasileira. Ele foi um dos fundadores da Associação Gaúcha de Escritores e da Câmara Rio-Grandense do Livro, entidades que ajudaram a fortalecer o mercado editorial brasileiro. Suas histórias encantadoras e sua contribuição para a literatura brasileira fazem dele um dos mais importantes escritores do gênero no país.

 

Felizmente, alguns de seus livros estão disponíveis no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que é responsável por distribuir obras literárias para escolas públicas em todo o país.

 

Entre as obras de Capparelli disponíveis no PNLD 2022 e 2023, destacam-se A grande enchente e 111 poemas para crianças, respectivamente. Ambos os livros contam com temáticas envolventes e personagens cativantes, que despertam a imaginação e o interesse dos jovens leitores.

 

Além disso, essas obras possuem temas relevantes para a formação dos alunos, como a importância da imaginação para a vida, além de explorar questões relacionadas à identidade e ao autoconhecimento.

 

Outra obra de Capparelli presente no PNLD é O baile do porco-espinho, uma antologia de dez poemas de Sérgio Capparelli, ilustrada por Mariana Massarani, dois dos mais queridos autores de livros infantis e infantojuvenis. Como se espera de uma antologia de poemas de Capparelli, trata-se de um livro muito musical, desde o nome, que faz um divertido uso de rimas e outras sonoridades das palavras.

 

CLIQUE AQUI PARA VER QUAIS SERÃO SUAS ESCOLHAS NO PNLD

 

Em suma, os livros de Sérgio Capparelli presentes no PNLD são importantes ferramentas para incentivar a leitura entre as crianças e os alunos e contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Com suas histórias e poesias envolventes e temas relevantes, as obras de Capparelli são uma excelente escolha para integrar as bibliotecas escolares e auxiliar os educadores no processo de ensino e aprendizagem.

Meus favoritos 0

Favoritos