Meus favoritos
111 poemas para crianças é uma obra infantojuvenil de poesia, na qual poemas de diferentes temáticas constroem um livro múltiplo e diverso, seja por apresentar assuntos que tocam as crianças de formas variadas, seja por explorar vastamente uma linguagem verbovisual.
Esta antologia, que inclui desde poemas narrativos até poemas visuais, mescla palavra e visualidade, promovendo uma leitura multissemiótica rica para a exploração do lúdico, do imaginativo e do onírico. Aqui, a relação entre as palavras e as imagens, sejam as ilustrações ou as formas dos poemas, imprime uma nova camada interpretativa.
Em formato de poesia, este livro traz a potencialidade imaginativa da infância e é um convite para se apaixonar pela leitura literária, mergulhando em jogos de palavras que levam o poema a outro patamar. Além, é claro, de proporcionar temáticas variadas, que transportam o leitor para aventuras de diversas naturezas.
O livro foi premiado com o Prêmio Açorianos de Literatura 2004, categoria Infantil. Também recebeu o Selo de livro Altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) 2004
Informações sobre a obra e os autores.
Embasamento teórico para trabalhar o texto literário.
Aprofundamento do gênero POESIA.
Desenvolvimento das linguagens verbal e não verbal na obra.
OITO AULAS PRONTAS: atividades completas e de acordo com a BNCC.
Sugestões para as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura.
Sequência didática com propostas em::
Leitura e semiótica;
Oralidade;
Reconto;
Leitura compartilhada;
Foco linguístico;
Produção textual.
Desenvolvimento da literacia intermediária em todas as atividades.
Diversas sugestões de como avaliar a produção dos alunos.
Orientações para compartilhar produções com a comunidade escolar.
Práticas de como aplicar a PNA e a literacia familiar com o livro literário.
Muitas indicações de leituras complementares para você.
Crédito: Maria Alice Pimenta
Sérgio Capparelli
Sérgio Capparelli nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 1947, e morou em várias cidades do Brasil e do mundo: Goiânia, Curitiba e, finalmente, Porto Alegre, onde cursou jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, Capparelli mora entre o Brasil e a Itália.
Há mais de quarenta anos escreve livros para crianças. Como pesquisador e escritor, já recebeu vários prêmios, inclusive produzindo livros para crianças e adolescentes. Recebeu cinco vezes o Prêmio Jabuti – a primeira delas com um ensaio sobre a televisão brasileira – e quatro vezes com livros infantojuvenis, como As meninas da Praça da Alfândega (1994) e Vovô fugiu de casa (1981). Várias de suas obras voltadas para o público infantil receberam o Selo de Ouro e indicação de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Crédito: Ana Gruszynski
Ana Gruszynski (Ilustradora)
Ana Gruszynski nasceu em Porto Alegre, em 1966, cidade onde reside até hoje. É graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e realizou mestrado e doutorado em Comunicação Social na PUCRS. Atua como designer e é professora na UFRGS, dando aula na Faculdade de Biblioteconomia e na Comunicação. Em 2002, recebeu o prêmio ilustrador revelação, concedido pela FNLIJ, e o Prêmio Açorianos de melhor ilustrador.
Material de divulgação - versão em processo de avaliação
Diversão e aventura
Sérgio Capparelli
Compartilhe esta obra:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade