Meus favoritos
Todo mundo conhece ou já leu algum tipo de fábula: são histórias ficcionais curtas, de origem popular, muitas vezes com animais como personagens principais e que contêm alguma lição de vida. Não raro são finalizadas com uma “moral da história”. Muitos povos do mundo cultivam suas fábulas, que, sem terem autores específicos, são transmitidas oralmente de uma geração para outra, carregadas de sabedoria e cultura popular.
Aqui, Sérgio Capparelli, um dos mais festejados autores infantojuvenis da atualidade, revisita esta tradição e, para tal, lança mão de outra forma de expressão de cunho popular: o provérbio, também conhecido como ditado. Em vez de contar uma história e fazer uma síntese dela em uma lição de moral ou provérbio, ele parte do popular e do clássico para criar trinta fábulas ambientadas nos dias de hoje. Por exemplo: a raposa participa das Zoolimpíadas; o urso-polar está sofrendo com o degelo por conta do aquecimento global; a cigarra conhece um representante da indústria de discos, e por aí vai. Desse modo, a obra encontra ressonância no contexto social da atualidade e, portanto, nos jovens que hoje vão se formando como leitores e como cidadãos.
Sensivelmente ilustradas por Eduardo Uchôa, estas histórias cheias de humor e inteligência provocarão a imaginação dos leitores grandes e pequenos.
Informações sobre a obra e os autores.
Embasamento teórico para trabalhar o texto literário.
Aprofundamento do gênero FÁBULA.
Desenvolvimento das linguagens verbal e não verbal na obra.
NOVE AULAS PRONTAS: atividades completas e de acordo com a BNCC.
Sugestões para as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura.
Sequência didática com propostas em::
Leitura e semiótica;
Oralidade;
Reconto;
Leitura compartilhada;
Foco linguístico;
Produção textual.
Desenvolvimento da literacia intermediária em todas as atividades.
Diversas sugestões de como avaliar a produção dos alunos.
Orientações para compartilhar produções com a comunidade escolar.
Práticas de como aplicar a PNA e a literacia familiar com o livro literário.
Muitas indicações de leituras complementares para você.
Crédito: Maria Alice Pimenta
Sérgio Capparelli
Sérgio Capparelli nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 1947, e morou em várias cidades do Brasil e do mundo: Goiânia, Curitiba e, finalmente, Porto Alegre, onde cursou jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, Capparelli mora entre o Brasil e a Itália.
Há mais de quarenta anos escreve livros para crianças. Como pesquisador e escritor, já recebeu vários prêmios, inclusive produzindo livros para crianças e adolescentes. Recebeu cinco vezes o Prêmio Jabuti – a primeira delas com um ensaio sobre a televisão brasileira – e quatro vezes com livros infantojuvenis, como As meninas da Praça da Alfândega (1994) e Vovô fugiu de casa (1981). Várias de suas obras voltadas para o público infantil receberam o Selo de Ouro e indicação de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Crédito: Acervo pessoal
Eduardo Uchôa (Ilustrador)
Eduardo Uchôa nasceu no Rio de Janeiro, em 1967. Radicado em Porto Alegre, formou-se em Publicidade e Propaganda na UFRGS. É ilustrador do jornal Zero Hora e artista plástico há quase três décadas, tendo participado de mostras coletivas e individuais no Brasil e no exterior, como no Chile, México e Espanha, salões de desenho no Rio Grande do Sul e em São Paulo e ilustrado diversos livros. Seus trabalhos podem ser conhecidos aqui: https://www.behance.net/eduardouchoa.
Material de divulgação - versão em processo de avaliação
Diversão e aventura
O mundo natural e social
Sérgio Capparelli
Compartilhe esta obra:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade