Obra anterior
DEUSES, HERÓIS E MONSTROS: HISTÓRIAS DA MITOLOGIA GRECO-ROMANA PARA CRIANÇAS
Próxima obra
ISADORA MOON VAI À ESCOLA
Meus favoritos
Um jardim, um porão, um livro...
Na casa dos avós de Matias, Alice e Tiago há um porão. Um porão misterioso que esconde estranhos perigos e tesouros que não são joias nem ouro. Um porão onde se precisa de muita coragem para entrar, porque pode não se sair vivo de lá. Um lugar que guarda os segredos mais surpreendentes.
Numa manhã de sábado, as crianças abrem, no porão, um livro muito antigo e empoeirado, que pertencia ao avô do vô Leôncio. É então que a brincadeira adquire o sabor de uma grande jornada rumo ao desconhecido.
E a narração dessa história quem faz é a velha e sábia Goiabeira do jardim, que observa, divertida, as estripulias dos três curiosos. Na obra, é possível compreendermos a Goiabeira enquanto um símbolo: do ambiente criativo e fértil disponível a qualquer um de nós, do elo entre o avô e os personagens, e dos laços familiares, isto é, a árvore é um símbolo que remete à família, falamos, inclusive, em árvore genealógica. Assim, esse narrador se aproxima de todos, universalizando os temas discutidos e, ao mesmo tempo, convidando ao exercício da criatividade: depois de ler esse livro, quem pode passar por uma árvore e não imaginar quais histórias “ela tem para contar”? O exercício da imaginação, vale destacar, é explorado ao extremo nessa obra.
Uma novela ágil, repleta de faz de conta, fantasia e imaginação, enriquecida por ilustrações surpreendentes, ideal para pequenos amantes de aventuras.
Informações sobre a obra e os autores.
Embasamento teórico para trabalhar o texto literário.
Aprofundamento do gênero NOVELA.
Desenvolvimento das linguagens verbal e não verbal na obra.
NOVE AULAS PRONTAS: atividades completas e de acordo com a BNCC.
Sugestões para as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura.
Sequência didática com propostas em::
Leitura e semiótica;
Oralidade;
Reconto;
Leitura compartilhada;
Foco linguístico;
Produção textual.
Diversas sugestões de como avaliar a produção dos alunos.
Orientações para compartilhar produções com a comunidade escolar.
Práticas de como aplicar a PNA e a literacia familiar com o livro literário.
Muitas indicações de leituras complementares para você.
Crédito: Eneida Serrano
Cláudio Levitan
Cláudio Levitan nasceu em Porto Alegre (RS), em 1951. Formou-se em Arquitetura na UFRGS, com mestrado pela University of Newcastle-upon-Tyne, Inglaterra. Como músico (é compositor e toca violão e banjo-bandolim), recebeu vários prêmios, entre eles Açorianos, Tibicuera, Itaú Cultural e conquistou o reconhecimento da UNESCO com o seu trabalho Minha longa milonga, “pelo respeito à diversidade, à tolerância e ao diálogo cultural”. Como escritor, especialmente de literatura infantil e infantojuvenil, publicou pela L&PM, além de O porão misterioso (Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001), os livros Pimenta do Reino em Pó (indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura Infantojuvenil 2007), Porto Alegre no livro das crianças perdidas e escreveu Tangos e tragédias em quadrinhos, com desenhos de Edgar Vasques, entre outros. Cláudio também atuou no teatro, nas artes gráficas e com ilustração.
Crédito: Belém de Azcarate
Lucas Levitan (Ilustrador)
Lucas Levitan nasceu em Porto Alegre (RS) e vive em Madri, na Espanha. Lucas se define como um artista multimídia, ilustrador, animador, produtor, fotógrafo, diretor, publicitário. Já passou por várias agências de publicidade e escritórios de design em Porto Alegre, São Paulo e Londres. Ainda no Brasil, tinha sua própria agência de design gráfico e branding. Seus projetos já foram exibidos em galerias nos EUA, Espanha, Alemanha, Reino Unido, entre outros países.
Material de divulgação - versão em processo de avaliação
Diversão e aventura
Família, amigos e escola
Cláudio Levitan
Compartilhe esta obra:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade