Meus favoritos
Minha sombra é uma explosão de palavras, de cores e de alegria de viver em vinte e quatro poemas. Em seus versos, Sérgio Capparelli, um dos mais queridos autores brasileiros de poemas para crianças, fala sobre bichos, lendas e experiências frente ao estranhamento e maravilhoso mundo e inicia o pequeno leitor no misterioso universo das poesias e das palavras.
Os poemas que compõem o livro são contemporâneos e acessíveis, aproximam a linguagem poética, com seus jogos lúdicos, do leitor em formação. As ilustrações de Chico Baldini são coloridas e divertidas e também são chave para a leitura, uma vez que ora abrem ou entregam o sentido, ora o trancam ou o escondem.
Há um tema que percorre todos os poemas do livro: a natureza, incluindo a relação humana com ela e consigo. Enfim, Minha sombra permite não apenas diversos sentidos na leitura dos poemas, como também diferentes possíveis estratégias pedagógicas.
Informações sobre a obra e os autores.
Embasamento teórico para trabalhar o texto literário.
Aprofundamento do gênero POESIA.
Desenvolvimento das linguagens verbal e não verbal na obra.
SETE AULAS PRONTAS: atividades completas e de acordo com a BNCC.
Sugestões para as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura.
Leitura e semiótica;
Oralidade;
Reconto;
Leitura compartilhada;
Foco linguístico;
Produção textual.
Desenvolvimento da literacia intermediária em todas as atividades.
Diversas sugestões de como avaliar a produção dos alunos.
Orientações para compartilhar produções com a comunidade escolar.
Práticas de como aplicar a PNA e a literacia familiar com o livro literário.
Crédito: Maria Alice Pimenta
Sérgio Capparelli
Sérgio Capparelli nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 1947, e morou em várias cidades do Brasil e do mundo: Goiânia, Curitiba e, finalmente, Porto Alegre, onde cursou jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, Capparelli mora entre o Brasil e a Itália.
Há mais de quarenta anos escreve livros para crianças. Como pesquisador e escritor, já recebeu vários prêmios, inclusive produzindo livros para crianças e adolescentes. Recebeu cinco vezes o Prêmio Jabuti – a primeira delas com um ensaio sobre a televisão brasileira – e quatro vezes com livros infantojuvenis, como As meninas da Praça da Alfândega (1994) e Vovô fugiu de casa (1981). Várias de suas obras voltadas para o público infantil receberam o Selo de Ouro e indicação de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Crédito: Fernanda Porto
Chico Baldini (Ilustrador)
Chico Baldini nasceu em Porto Alegre em 1976 e desenha desde sempre. Graduou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Publicidade e Propaganda, cursou parte da graduação de Artes Plásticas da mesma instituição. Estudou desenho e pintura na Parsons de Nova York. Sempre gostou de desenhar bichos e de contar histórias com cores e traços. Seus desenhos já foram muito além das folhas de papel, telas e paredes: passaram por roupas, carros, caminhões, vinhetas de TV, jornais, revistas e livros, que considera seus grandes amigos e fontes de inspiração. Atualmente Baldini vive em São Paulo, desenha e pinta todos os dias para deixar o mundo mais colorido.
Material de divulgação - versão em processo de avaliação
Descoberta de si
Diversão e aventura
Sérgio Capparelli
Compartilhe esta obra:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade