Meus favoritos
Escrito por Sérgio Capparelli e ilustrado por Eloar Guazzelli, Boi da cara preta reúne vinte e cinco poemas autorais, contemporâneos e acessíveis, que aproximam a linguagem poética, com seus jogos lúdicos, do leitor em formação, estimulando debates e reflexões.
Um dos aspectos recorrentes da obra é a brincadeira com as palavras: além das rimas, há aliterações e onomatopeias, repetições, neologismos e diversas marcas de oralidade. Mas não é só a brincadeira com os sons que obrigam uma leitura que exalta a criatividade. O ar nonsense só aumenta a ludicidade e o estímulo à imaginação, permitindo não apenas diversos sentidos na leitura dos poemas, como também o uso de diferentes estratégias pedagógicas.
As ilustrações são coloridas e têm tonalidades fortes. Ocupam majestosamente as páginas duplas e compõem um outro texto, o visual, criando um campo frutífero para ler, criar e reescrever esses poemas com a imaginação.
Informações sobre a obra e os autores.
Embasamento teórico para trabalhar o texto literário.
Aprofundamento do gênero POESIA.
Desenvolvimento das linguagens verbal e não verbal na obra.
SETE AULAS PRONTAS: atividades completas e de acordo com a BNCC.
Sugestões para as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura.
Leitura e semiótica;
Oralidade;
Reconto;
Leitura compartilhada;
Foco linguístico;
Produção textual.
Desenvolvimento da literacia intermediária em todas as atividades.
Diversas sugestões de como avaliar a produção dos alunos.
Orientações para compartilhar produções com a comunidade escolar.
Práticas de como aplicar a PNA e a literacia familiar com o livro literário.
Muitas indicações de leituras complementares para você.
Crédito: Maria Alice Pimenta
Sérgio Capparelli
Sérgio Capparelli nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 1947, e morou em várias cidades do Brasil e do mundo: Goiânia, Curitiba e, finalmente, Porto Alegre, onde cursou jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, Capparelli mora entre o Brasil e a Itália.
Há mais de quarenta anos escreve livros para crianças. Como pesquisador e escritor, já recebeu vários prêmios, inclusive produzindo livros para crianças e adolescentes. Recebeu cinco vezes o Prêmio Jabuti – a primeira delas com um ensaio sobre a televisão brasileira – e quatro vezes com livros infantojuvenis, como As meninas da Praça da Alfândega (1994) e Vovô fugiu de casa (1981). Várias de suas obras voltadas para o público infantil receberam o Selo de Ouro e indicação de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Crédito: Marcos Muzi
Eloar Guazzelli (Ilustrador)
Eloar Guazzelli nasceu em Vacaria, no Rio Grande do Sul, em 1962. É formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem mestrado em comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É ilustrador, animador e quadrinista.
Recebeu diversos prêmios por seu trabalho em HQs: do Yomiuri International Cartoon Contest (1991), do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (1991, 1992 e 1994), da 2ª Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro e o Troféu HQ Mix (1994, 1999, 2000 e 2008). Publicou quadrinizações de Aluísio Azevedo (Demônios em quadrinhos, 2010) e de Guimarães Rosa (Grande sertão: veredas, 2014), do qual fez o roteiro. Ilustrou as obras de Monteiro Lobato relançadas pela Globo Livros e A lua dentro do coco (2010), também de Sérgio Capparelli.
Material de divulgação - versão em processo de avaliação
Descoberta de si
Diversão e aventura
Sérgio Capparelli
Compartilhe esta obra:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade