Leitura obrigatória para o vestibular UNIOESTE 2014/2015/2016
José de Alencar publicou Senhora em 1875, quando o Romantismo vivia já seus últimos anos de glória. Ao lado de Diva e Lucíola, Alencar completa com Senhora a trilogia com que se propôs a traçar "perfis" de mulher. São perfis marcados pela romântica passionalidade de mulheres que movem os romances urbanos de Alencar, ambientados no Rio de Janeiro do Segundo Império.
Em Senhora, Alencar tematiza o casamento por interesse, envolvendo Aurélia e Fernando num desgaste emocional que instigará o leitor até a situação final dos acontecimentos em nível da paixão humana.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Ingrid Prates
Porto Alegre / Rio Grande do Sul
É um livro perfeito, especifica-se muito bem como a sociedade da época era vivida por fingidas famílias "felizes" e também que só quem tinha dinheiro era reconhecido por todos, ou seja, era existente.
30/05/2012 15:56:34
Agatha
Leandro Vieira
Paranavaí-PR
Quando li pela primeira vez, num seminário da Graduação em Letras daqui da Universidade Estadual do Paraná, não fazia ideia dos símbolos que podem ser extraídos de cada personagem. Agora, analisando com mais propriedade, fico extasiado ao reler as palavras virtuosas de Alencar. Recomendo a quem tem gosto por boa escrita.
29/05/2012