Coordenação editorial, biografia do autor, cronologia e panorama do Rio de Janeiro por Luís Augusto Fischer
Fixação de textos, notas e posfácio de Eliane Inge Pritsch
Machado de Assis (1839-1908) elevou a literatura brasileira ao nível das melhores do mundo, consagrando-se como um dos maiores nomes da cultura do país. Sua obra reflete a sociedade burguesa do final do século XIX, um Rio de Janeiro provinciano submetido às novidades de Portugal e da Europa. Universal, a prosa de Machado juntou o estilo impecável e a ironia à crítica mordaz e ao humor. Ele construiu personagens imortais como Capitu e Bentinho em Dom Casmurro, entre outros, e escreveu alguns dos maiores livros da nossa literatura.
Ressurreição é o seu romance de estréia e nele destaca-se o caráter romântico da trama, repleta de encontros e desencontros, sorrisos e lágrimas, num vai-e-vem de paixões que deixa o leitor em permanente expectativa. Uma obra peculiar que, embora não tenha o caráter realista da grande obra machadiana, tem o talento da narração, e o estilo que explodiria mais tarde em Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
carla beninca cicilioti
vargem alta /espirito santo
Considero por minha parte; o marco da categoria romantica e classica; na verdade tais principios expostos revelam a euforia ; parabenizo o autor, pois suas altitudes literarias dispersam um enorme interesse pela literatura sendo este grande homem expontaneo e que se diversificou por seu nivel e valor!!!!!
20/07/2010 09:27:14