Outros Formatos


O IDIOTA DA FAMÍLIA. V.3

L’IDIOT DE LA FAMILLE

Jean-Paul Sartre

Tradução de Ivone C. Benedetti

Um estudo monumental, por um dos maiores intelectuais do século XX

“O homem nunca é um indivíduo; seria melhor chamá-lo de universal singular”, diz Sartre no prefácio desta obra. Porque o homem é um ser situado, universalizado por sua época, mas que nela se reproduz como individualidade. É preciso estudá-lo por essas duas facetas, pois é sempre redutora a opção por um ponto de vista único: a simples universalização faria dele nada mais que a soma de generalidades abstratas, enquanto a singularização restringiria sua vida a uma sequência de episódios particulares.

É preciso ir de um ponto de vista ao outro, incessantemente. É preciso saber tudo o que é possível saber. Trata-se de um procedimento dialético que Sartre emprega com maestria em O idiota da família, oferecido agora ao público brasileiro pela L&PM Editores, que mais uma vez preenche uma grande lacuna.

Seduzido pela obra de Flaubert (que ele considerava o seu oposto), Sartre faz dele o alvo e o pretexto de um estudo monumental. Suas fontes são abundantes (mais de uma dezena de volumes de cartas, testemunhos incontáveis dos irmãos Goncourt, de George Sand e as próprias obras de juventude de Flaubert), às quais se soma uma verve­ exuberante, grande fluência de escrita e uma paixão inesgotável, que lhe consumiu quinze anos de trabalho.

Mas por onde começar? Para Sartre, essa preocupação é desnecessária: “podemos entrar em um morto da maneira que quisermos. O essen­cial é partir de um problema. (...) Flaubert nos remete à sua proto-história. O que se precisa tentar conhecer é a origem dessa chaga ‘sempre escondida’ e que, de todo modo, tem origem em sua primeira infância. Este não será, acredito, um mau começo”. Partindo dessa reflexão, o primeiro volume trata da constituição de Flaubert a partir de seu meio familiar. Mãe fria e pai autoritário são os ingredientes determinantes da passividade pessimista do adolescente, para quem a realidade é essencialmente má.
No segundo volume, a neurose de Flaubert ganha contornos mais nítidos. Ocorre a personalização, que é a vivência concreta do condicionamento infantil, com a resultante “opção pelo irreal”.
No terceiro volume apresenta-se a hipótese de que a neurose subjetiva de Flaubert seria a particularização de uma neurose coletiva, compartilhada pela elite culta da burguesia do Segundo Império francês.

O resultado é um estudo originalíssimo. Surgindo num momento em que reinavam debates teó­ricos de extrema abstração, O idiota da família surtiu efeito devastador, com sua ambição desmedida e ao mesmo tempo artesanal de pôr à prova todos os conhecimentos disponíveis no estudo de um caso concreto e de fundar uma antropologia dialética e totalizadora, em que se mesclam existencialismo, marxismo e psicanálise. É uma obra solitária, ápice e conclusão de uma vida. Interrompido abruptamente pela cegueira de seu autor, O idiota da família é um marco, por ter unido magistralmente literatura e filosofia sob a pena de um dos maiores intelectuais do século XX.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    O IDIOTA DA FAMÍLIA. V.3

  • Título Original:
    L’IDIOT DE LA FAMILLE
  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Filosofia
    História Biografias
  • Cód.Barras:
    9788525431301
  • ISBN:
    978.85.254.3130-1
  • Formato:
    14x21
  • Páginas:
    832
  • Edição:
    novembro de 2015

Vida & Obra

Jean-Paul Sartre

Nasceu em 21 de junho de 1905 em Paris, filho de Jean-Baptiste Sartre, oficial da Marinha, e Anne-Marie Schweitzer, oriunda de uma família de intelectuais alsacianos. Jean-Baptiste morreu de febre amarela quando o filho tinha quinze meses. O avô, Charles Schweitzer, um professor de alemão, introduziu o neto, ainda criança, à literatura clássica. Em 1917, Anne-Marie casou-se novamente, mas Sartre nunca aprendeu a gostar do padrasto. Mudaram-se para La Rochelle, onde Sartre...

Ler mais

Opinião do Leitor

Breno Lacerda
Manaus-Amazonas

Olá, assim como os demais comentaristas deste espaço, gostaria de saber quando haverá o relançamento ou exemplares da terceira parte do Idiota da família. Já comprei a parte 1 e 2, quero a 3 para completar o estudo monumental escrito por Sartre.

23/07/2022

Agatha

Paulo Sousa
Campinas-SP

Gostaria de saber quando será relançado o volume 3?
Obrigado

20/06/2022

Você também pode gostar