Outros Formatos


FUTEBOL: AO SOL E À SOMBRA - Eduardo Galeano

"O gol é o orgasmo de futebol."

Eduardo Galeano - "Futebol ao sol e à sombra"

FUTEBOL: AO SOL E À SOMBRA

Eduardo Galeano

Tradução de Eric Nepomuceno e Maria do Carmo Brito

R$28,00

Resumo


A Saga de uma Paixão

- Como a senhora explicaria a um menino o
que é a felicidade ?
- Não explicaria - respondeu. Daria uma bola
para que jogasse.
(Pergunta feita por um jornalista
à teóloga alemã Dorothee Solle)






Acima do futebol está a lenda.
Uma estranha magia se impõe ao esporte. E o jogo se transforma em saga, desperta paixões, cria mitos, heróis, glórias e tragédias. Exaltado pelas multidões, criou em sua parte sombria um mundo a parte onde envolve poderosíssimos interesses políticos e financeiros.
Mas nada se sobrepõe ao encanto desta "festa pagã". Para captar este fascinante universo de perdas e conquistas, Eduardo Galeano penetrou nas profundezas da história e das histórias que se passam dentro e fora das quatro linhas. Construiu este FUTEBOL AO SOL E À SOMBRA como um verdadeiro monumento à paixão. Através de sua prosa consagrada, tudo tem sabor. Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho, Didi, Garrincha, Obdúlio Varella - o carrasco uruguaio de 50 - o aranha negra Yachin, Leônidas, Platini, Domingos da Guia, Friedenreich e muitos outros craques são mostrados nos seus momentos de esplendor e desgraça. Shakespeare, Gramsci, Da Vinci, Kipling, Maquiavel contracenam com estes artistas de todos os tempos em suas referências ao jogo de bola.
Ágil, emotivo, este livro flui prazerosamente. Não é preciso ser um apaixonado da bola para apreciar esta saga. A grande literatura é generosa e busca seus temas onde os conflitos e as paixões se exacerbam; Eduardo Galeano usou o futebol, este jogo mágico que os astecas já praticavam e no qual aos vencedores era dado o privilégio do sacrifício - para que seu sangue em oferenda tornasse o solo fértil e o céu dadivoso.
Os editores

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    FUTEBOL: AO SOL E À SOMBRA

  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Literatura moderna internacional
  • Cód.Barras:
    9788525405166

Vida & Obra

Eduardo Galeano

Eduardo Galeano (1940-2015) nasceu em Montevidéu, no Uruguai. Viveu exilado na Argentina e na Catalunha, na Espanha, desde 1973. No início de 1985, com o fim da ditadura, voltou a Montevidéu. Galeano comete, sem remorsos, a violação de fronteiras que separam os gêneros literários. Ao longo de uma obra na qual confluem narração e ensaio, poesia e crônica, seus livros recolhem as vozes da alma e da rua e oferecem uma síntese da realidade e sua memória. Recebeu o prêmio José María Arguedas, outo...

Ler mais

Opinião do Leitor

Cvalheiro
Santa Maria/RS

Muito bom livro, adorei, muito bom para os amantes de futebol como eu, já comprei.Bem barato,valeu!!!!!!!!!!!

25/10/2011

Você também pode gostar