Ratos e homens, publicado originalmente em 1937, é um dos mais belos textos de John Steinbeck (1902-1968) – um dos maiores romancistas do século XX – e até hoje um dos livros mais lidos do autor.
George e Lennie são dois amigos bem diferentes entre si. George é baixo e franzino, porém astuto, e Lennie é grandalhão, uma verdadeira fortaleza humana, mas com a inteligência de uma criança. Só o que os une é a amizade e a posição de marginalizados pelo sistema, o fato de serem homens sem nada na vida, sequer família, que trabalham fazendo bicos em fazendas da Califórnia durante a recessão econômica americana da década de 30. Ganham pouco mais do que comida e moradia. No caminho, encontram outros sujeitos pobres e explorados, mas também situações que colocam em risco a sua miserável e humilde existência.
Em Ratos e homens, Steinbeck levou à maestria sua capacidade de compor personagens tão cativantes quanto realistas e de, ao contar uma história específica, falar de sentimentos comuns a todos seres humanos, como a solidão e a ânsia por uma vida digna.
Um clássico sobre o doloroso período da Grande Depressão americana. Uma peça de ficção para ser lida e relida.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
pedro a cordeiro
Rio / RJ
cativante extremamente humano e de inglês coloquial típico da região onde nasceu o autor americano, California. A partir desta obra, podemos confirmar o que lemos sobre a biografia do autor e seu temperamento.
18/07/2011 11:20:19
Agatha
Lima Neto
RN/ Natal
Steinbeck é, definitivamente, um dos maiores escritores norte-americanos da história e um dos mais importantes da literatura mundial no sec. XX. suas histórias, além de contarem com uma riqueza de linguagem fenomenal, quando o autor reconstroi o modo de falar dos seus personagens, possui um pano de fundo histórico e social magnificamente bem construido. e, como se não bastasse, Steinbeck ainda nos dá uma senhora lição em cada uma de suas história.
em "Ratos e Homens", o autor, mais uma vez supreende. história curta e simples, mas extremamente cativante, com uma carga emocional em seu desfecho impressionante. impossível ler esse livro e não se sentir tocado pela história de George e Lennie.
03/01/2011