Da descida do homem na Lua à eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, muito nanquim correu pela caneta do cartunista Santiago. Tendo como critério a relevância histórica dos acontecimentos, o autor reuniu desenhos que registram 40 anos de história recente. Fatos como a abertura democrática do governo Geisel, a tortura, a anistia, as Diretas, o surgimento da AIDS, o fim da União Soviética, o fenômeno Collor, as privatizações do período FHC, a queda das Torres Gêmeas, a eleição de Lula e a crise econômica da bolha imobiliária norte-americana são retratados com o humor e a irreverência que Santiago imprime a suas criações.
Em Retroscópio estão reunidas 171 dessas charges, cobrindo o período entre 1969 e 2009. Durante esse tempo, muitas vezes a charge era a única maneira de expressar uma posição crítica, mesmo que velada, aos regimes ditatoriais da América Latina. Nesses 40 anos, eventos marcantes como a redemocratização do Brasil, a queda do Muro de Berlim, a consolidação da informática, a Guerra do Vietnã, a morte de Hitchcock, de Chaplin, da princesa Diana, o surgimento do Viagra ganharam uma perspicaz leitura gráfica. Ao revisitar seu trabalho, Santiago proporciona uma maravilhosa viagem no tempo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro