Considerada a primeiríssima obra da literatura brasileira e um dos principais documentos históricos que explicam a gênese deste país chamado Brasil, A carta de Pero Vaz de Caminha é um texto que deve ser lido e relido por todas as gerações de brasileiros. Neste texto, Pero Vaz de Caminha – o escrivão da expedição desbravadora de Pedro Álvares Cabral que no ano de 1500 descobriu o Brasil – relata o que vê ao aportar nas terras do Novo Mundo: índios semi-nus, flora e fauna esplendorosas e toda uma geografia e civilização que seria desvendada aos poucos nos próximos séculos. Os primeiros contatos dos europeus com os nativos brasileiros, as tentativas de troca de mercadorias, o comportamento desinibido dos índios, isto e muito mais é narrado com surpreendente agilidade estilística por Pero Vaz.
Nesta edição, A carta de Pero Vaz de Caminha é apresentada ao leitor na sua ampla magnitude: transcrita para o português atual e no seu texto original, em português de inícios do século XVI –, sempre acompanhada de notas explicativas, além de ser acompanhada por vários ensaios do organizador do volume, Silvio Castro.
Nos ensaios que compõem o anexo desta edição, o professor, historiador e escritor Silvio Castro, autor também do romance O memorial do paraíso (L&PM Editores, 1999), debruça-se sobre a linguagem e estrutura da carta de Pero Vaz, sobre a influência do documento na literatura e cultura portuguesa e brasileira.
Com esta publicação da Coleção L&PM POCKET, o documento histórico mais importante do país torna-se disponível ao grande público, abordado na sua ampla complexidade por um especialista, de modo a fazer justiça à sua importância para nós, brasileiros.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro