“A pedra atirada ao lago pode ter caído na Alemanha de Lutero, mas as ondulações foram sentidas muito mais longe.”
Em outubro de 1517, o jovem frade Martinho Lutero — indignado com a venda de perdão pela Igreja a seus fiéis — pregou na porta da capela do castelo de Wittenberg um documento com 95 itens para reformar a religião. Este é comumente apontado como o início da Reforma que, mais que um acontecimento histórico, foi um complexo processo de mudanças que chacoalhou a Europa e teve papel crucial no delineamento do mundo como o conhecemos.
Meio milênio depois desse fato inaugural, o especialista Peter Marshall analisa o desenvolvimento do que posteriormente veio a se chamar de Reforma Protestante, recupera os embates teológicos que estiveram na origem do conflito e aponta suas duradouras influências em todos os aspectos da vida moderna, da política à filosofia, sem deixar de passar pela arte.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro