Outros Formatos


PARIS ESTÁ EM CHAMAS?: A EPOPEIA DA LIBERTAÇÃO DE PARIS (25 DE AGOSTO DE 1944)

PARIS BRÛLE-T-IL? (25 AOÛT 1944) HISTOIRE DE LA LIBÉRATION DE PARIS

Larry Collins
Dominique Lapierre

Tradução de Julia da Rosa Simões

COMO PARIS MILAGROSAMENTE ESCAPOU
DA SENTENÇA DE MORTE ORDENADA POR HITLER EM AGOSTO DE 1944

“Depois de um longo silêncio, o Führer declara que se a perda de Paris se revelar inevitável, então o inimigo deverá encontrá-la como ‘campo de ruínas’. Ao dizer isso, Hitler é sacudido por um novo acesso de raiva. Ele grita que deu as ordens necessárias para que a cidade fosse destruída. Que designou pessoalmente unidades especiais para preparar as destruições. ‘Essas ordens foram executadas?’, ele pergunta ao chefe de seu estado-maior. ‘Jodl’, ele berra com sua voz rouca, ‘Paris está em chamas?’ Um silêncio pesado toma conta do bunker. Warlimont vê a seu redor os rostos petrificados de seus colegas.
‘Jodl’, repete Hitler, batendo o punho na mesa, ‘quero saber: Paris está em chamas? Paris está, sim ou não, pegando fogo?”
(Trecho do livro)

“Extraordinário... envolvente.”
Time

“Cativante, emocionante. Você é compelido a ler todas as palavras.”
Los Angeles Times

“Uma das grandes narrativas de suspense de todos os tempos.”
Life


Este livro é um dos mais extraordinários relatos sobre a Segunda Guerra Mundial. Um trabalho de reconstituição histórica impecável e empolgante que descreve detalhadamente a atmosfera, a movimentação, os dramas e os personagens que protagonizaram a grande epopeia da luta pela libertação de Paris.
Entre os dias 19 e 25 de agosto de 1944, a cidade de Paris levantou-se contra o jugo nazista e foi palco de selvagens combates. Finalmente, estava em marcha a megaoperação de libertação da cidade pelas tropas da 2a Divisão Blindada da França Livre e pela 4a Divisão das forças aliadas.
Enquanto isso, como um macabro pano de fundo, havia uma terrível ameaça. Hitler, enlouquecido em seu bunker, antevendo a perda da cidade que tinha um enorme valor estratégico e simbólico, enviou ao comandante alemão das tropas de Paris uma ordem expressa e urgente. Em caso de derrota, que incendiasse e destruísse a cidade: “Que Paris se transforme numa terra arrasada!”, bradava o ditador. Deveriam ser explodidas as 45 pontes sobre o Sena, a Torre Eiffel, a catedral de Notre-Dame, o Arco do Triunfo, o  metrô, a Ópera e todos os grandes monumentos da cidade. Esta ordem tenebrosa deveria ser cumprida pelo coronel Dietrich von Choltitz, comandante das forças de ocu­pação, que enfrentou o terrível dilema: destruir a mais bela cidade do mundo ou ignorar a ordem do Führer? Em meio à invasão dos aliados e à insurreição do povo parisiense, Choltitz ouvia Hitler vociferar no telefone: “Afinal, Paris está em chamas?”.
Escrita originalmente na década de 1960 e tendo vendido mais de 20 milhões de exemplares em todo o mundo, esta é uma leitura de tirar o fôlego, que se baseia em depoimentos vívidos de sobreviventes e protagonistas da batalha de Paris, tanto do lado aliado como do lado alemão. Essas centenas de histórias memoráveis, todas verdadeiras, mostram o dramático e ­emocionante cotidiano de homens e mulheres que estiveram por quase cinco anos submetidos ao terror nazista. Em sua maioria trata-se de pessoas comuns que, na dura realidade da guerra, assumem papéis de vilões, traidores, heróis ou mártires.
Os Editores

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    PARIS ESTÁ EM CHAMAS?: A EPOPEIA DA LIBERTAÇÃO DE PARIS (25 DE AGOSTO DE 1944)

  • Título Original:
    PARIS BRÛLE-T-IL? (25 AOÛT 1944) HISTOIRE DE LA LIBÉRATION DE PARIS
  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    História
    Não ficção
  • Cód.Barras:
    9786556664637
  • ISBN:
    9786556664637
  • Páginas:
    408
  • Medidas:
    16 X 23 cm
  • Edição:
    outubro de 2023

Vida & Obra

Larry Collins

Larry Collins (1929-2005) nasceu em Connecticut, nos Estados Unidos. Estudou na Universidade de Yale. Na década de 1950, dirigiu os escritórios da United Press em Roma, Beirute e Paris, e foi correspondente da revista Newsweek. Além dos livros escritos em parceria com Dominique Lapierre, é autor dos romances "O fio da meada" (1989) e "Jogando com a morte" (1985).

Dominique Lapierre

Dominique Lapierre (1931-2022) nasceu na França, mas passou boa parte da juventude nos Estados Unidos. Estudou economia no Lafayette College na Pennsylvania e viajou pelo mundo todo. De volta à França, integrou o exército francês. Em 1954 conheceu Larry Collins, soldado americano formado em Yale que também tinha sido convocado. Após o serviço militar, os dois resolveram juntar forças para contar a história da libertação da capital francesa. "Paris está em chamas?" (1965) se tornou um best-seller...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar