Outros Formatos


DICIONÁRIO DE PORTO-ALEGRÊS - EDIÇÃO AMPLIADA 2022

R$64,90

Edição revista e ampliada

CAPAZ
[...] Tem muitas entonações, correspondendo a várias possibilidades semânticas, ainda mais acompanhado por algum acessório para ênfase, como “Bem capaz”, “Mas capaz!”. “Capaz que sim” quer dizer sim; “capaz”, sozinho, quer dizer não; “bem capaz” quer dizer não com uma sublinha de ênfase; “mas bem capaz”, nem fudendo; “capaz!?”, com exclamação e interrogação ao mesmo tempo, equivale a “Sério!?”.

RONCAR
Aquele barulho que faz o cara que tá tomando mate e chega ao fim da água. “Tem que roncar”, por exemplo, diz um experimentado para um novato ou visitante que se meteu a tomar o mate mas ficou pela metade.

VAMO IR
Essa flexão, esse agrupamento verbal é muito comum em Porto Alegre e adjacências. Poderia ser simplesmente “vamos”, mas a gente reforça repetindo o verbo, no infinitivo.

Passados mais de vinte anos de seu primeiro lançamento, Dicionário de porto-alegrês, esta obra etimológico-antropológica que desvenda hábitos e imaginário da capital mais meridional do Brasil, está de volta em nova edição inteiramente revista e ampliada. Luís Augusto Fischer, professor de literatura e português e observador da nossa gente, fez a proeza de compilar, durante décadas, os termos e as expressões que nos são mais característicos, e aqui os explica, com sua verve e graça de sempre. Um compêndio linguístico deleitável e afetuoso.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    DICIONÁRIO DE PORTO-ALEGRÊS - EDIÇÃO AMPLIADA 2022

  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Dicionários
  • Cód.Barras:
    9786556662244
  • ISBN:
    978.65.566.6224-4
  • Formato:
    14x21
  • Páginas:
    320
  • Medidas:
    14 X 21 X 2,2 cm
  • Edição:
    fevereiro de 2022

Vida & Obra

Luís Augusto Fischer

Luís Augusto Fischer, nascido em 1958, em Novo Hamburgo, RS.

I - Carreira acadêmica
- Mestre (1988) e Doutor (1998) em Literatura Brasileira pela UFRGS.
- Professor de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UFRGS, desde 1984. Orientador de pós-graduação
- Coordenador da área do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, entre 1993 e 1996. Subsecretário de Cultura de Porto Alegre, d...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar