Coleção L&PM Pocket


"Nem tudo o que reluz é ouro."

Shakespeare - "O mercador de Veneza"

O MERCADOR DE VENEZA

THE MERCHANT OF VENICE

William Shakespeare
Tradução, prefácio e notas de Beatriz Viégas-Faria

O mercador de Veneza é uma das obras mais polêmicas de William Shakespeare (1564-1616). Escrita por volta de 1596, aborda o choque entre diferentes culturas, tema tão presente hoje como na Inglaterra do século XVI. Tradicionalmente classificada como comédia, apresenta elementos típicos do romantismo; um exemplo é a heroína da peça – Pórcia –, uma dama italiana à procura de um marido.

A história tem lugar entre Veneza e a fictícia Belmonte e mostra o antagonismo entre Antônio – o mercador do título da obra, comerciante cristão de prestígio – e Shylock, um usurário judeu que leva o outro ao tribunal no intuito de cobrar uma dívida. Para criar este que é um dos seus mais populares personagens, Shakespeare se inspirou na peça O judeu de Malta, de seu contemporâneo Christopher Marlowe.

Nesta obra fica clara a habilidade shakespeariana de colocar elementos altamente trágicos numa peça que termina em casamentos e reconciliações. Sem piedade, o dramaturgo manipula a opinião do público em meio a personagens tão dúbios quanto ardilosos, criando um dos seus melhores trabalhos.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    O MERCADOR DE VENEZA

  • Título Original:
    THE MERCHANT OF VENICE
  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Teatro
    Literatura clássica internacional
  • Série:
    Shakespeare
  • Referência:
    653
  • Cód.Barras:
    9788525417039
  • ISBN:
    978.85.254.1703-9
  • Páginas:
    128
  • Edição:
    novembro de 2007

Vida & Obra

William Shakespeare

Nasceu em Stratford-upon-Avon, Inglaterra, em 23 de abril de 1565, filho de John Shakespeare e Mary Arden. John Shakespeare era um rico comerciante, além de ter ocupado vários cargos da administração da cidade. Mary Arden era oriunda de uma família cultivada. Pouco se sabe da infância e da juventude de Shakespeare, mas imagina-se que tenha freqüentado a escola primária King Edward VI, onde teria aprendido latim e literatura. Em dezembro de 1582, Shakespeare casou-se com Ann...

Ler mais

Opinião do Leitor

victor henrique
Cataguases Mg

Estou lendo e vendo filme para um trabalho gostei mt

25/05/2015

Agatha

Anderson Luiz Alves de Rezende
Barbacena M.G

Incrível habilidade do Bardo, por estabelecer um julgamento, cujo advogados se dilaceram e a inteligência de um deles abranda um contrato maldito que se contradiz: A situação do naco de carne que poderia ou não causar morte... Brilhante e refinada o estilo inconfundível do querido Bardo...

22/12/2014

Você também pode gostar