Coleção L&PM Pocket


ODES DE RICARDO REIS

Fernando Pessoa
Organização, introdução e notas de Jane Tutikian

Na vida de Fernando Pessoa pode-se afirmar que há duas datas de nascimento: a do próprio autor, 13 de junho de 1888, e a de seus heterônimos, 8 de março de 1914. O maior poeta de língua portuguesa do século XX criou diversos personagens para escrever a própria obra. Três deles, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, os mais conhecidos heterônimos de Fernando Pessoa, têm a obra completa publicada pela Coleção L&PM Pocket.

Alberto Caeiro foi o primeiro a ser lançado em formato pocket. Agora é a vez de as Odes de Ricardo Reis. Este volume apresenta ao leitor todas as odes atribuídas a Reis. Também estão incluídos no livro versos e poemas anotados com pequenas alterações feitas pelo poeta, chamados de variantes, inseridos como notas de rodapé.

De acordo com a biografia criada pelo próprio Pessoa, Ricardo Reis nasceu em 1887 no Porto e estudou em um colégio de jesuítas. Foi médico e fixou residência no Brasil desde 1919. Reis é o heterônimo neoclássico, da métrica perfeita, da temática pagã e da consciência da passagem rápida do tempo. Entre seus temas recorrentes podemos citar o do sofrimento diante dos mistérios da vida e da morte e as relações com as suas musas, Lídia, Neera e Cloe. Segundo a avaliação de Pessoa, “Reis escreve melhor do que eu, mas com um purismo que considero exagerado”.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    ODES DE RICARDO REIS

  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Poesia
  • Série:
    Fernando Pessoa
  • Referência:
    516
  • Cód.Barras:
    9788525415424
  • ISBN:
    978.85.254.1542-4
  • Páginas:
    192
  • Edição:
    junho de 2006

Vida & Obra

Fernando Pessoa

Falar de Fernando Pessoa não é apenas falar do maior poeta de língua portuguesa do século XX, mas é, também, falar de uma personalidade extrema­­mente controvertida (como a de todo o gênio) e de uma obra vasta, afinal, Pessoa é vários poetas num só.

Filho de Joaquim de Seabra Pessoa, funcionário pú­blico e crítico musical, e de Maria Madalena Pinheiro Nogueira, Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasce em 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa, e sua...

Ler mais

Opinião do Leitor

flavio queiroz
crato ceará

Trabalho com F.Pessoa, no curso de letras;Já usei esse material e gostei bastante.Sempre o indico aos meus alunos.

17/11/2014

Você também pode gostar