Coleção L&PM Pocket


"O livro - esse audaz guerreiro que conquista o mundo inteiro sem nunca ter Waterloo..."

Castro Alves - "Espumas Flutuantes"

O mais libertário dos românticos brasileiros

Antônio de Castro Alves (1847-1871) foi o último e o maior enfant terrible do Romantismo brasileiro. Filho de médico, cursou a faculdade de Direito, em Recife, como tantos outros poetas da chamada terceira geração romântica. É o mais libertário dos românticos, em mais de um sentido da palavra: estudante, se engajou na causa liberal-abolicionista, exprimindo suas ideias também nos versos (vide Navio negreiro); partilhava dos ideais democráticos; em seus poemas tratou com clareza, franqueza e desenvoltura até então inéditas na literatura brasileira o desejo carnal e os encantos da mulher amada. Oriundo da pequena burguesia emergente, em meio ao crescimento da cultura urbana brasileira e à crise do Brasil rural, Castro Alves fez diferente de alguns de seus pares: desprovido de tendência escapista-bucólica e imbuído de corajoso otimismo, entusiasmou-se com o progresso civilizatório.

Espumas flutuantes (1870) é o único livro publicado durante a vida do autor. Castro Alves morreu em Salvador, em 1871, de tuberculose, aos 24 anos de idade.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    ESPUMAS FLUTUANTES

  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Poesia
    Literatura clássica brasileira
  • Referência:
    31
  • Cód.Barras:
    9788525406880
  • ISBN:
    978.85.254.0688-0
  • Páginas:
    160
  • Edição:
    maio de 1997

Vida & Obra

Castro Alves

Poeta, nasceu em Muritiba, BA, em 14 de março de 1847, e faleceu em Salvador, BA, em 6 de julho de 1871. É o patrono da Cadeira nº 7 da Academia Brasileira de letras, por escolha do fundador Valentim Magalhães.

Era filho do médico Antônio José Alves, mais tarde professor na Faculdade de Medicina de Salvador, e de Clélia Brasília da Silva Castro, falecida quando o poeta tinha 12 anos. Por volta de 1853, ao mudar-se com a família para a capital...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar