Outros Formatos


No Morro do Ferrabrás, durante o reinado de Dom Pedro II, ocorreu um dos mais impressionantes episódios de cunho religioso que o país já teve notícia - a Revolta dos muckers. Um grupo de imigrantes alemães, sob a liderança de Jacobina Maurer, lutou até a morte contra as forças da Guarda Nacional, em defesa da única coisa que lhes resta: a fé. Na época do Brasil Imperial, cada barco que trazia uma nova leva de imigrantes estava repleto de incertezas. Ao chegar a um país de língua desconhecida, famílias alemãs que fugiam do desemprego e de péssimas condições de vida vislumbravam um futuro melhor em uma terra de oportunidades variadas. Para alguns, o comércio seria uma maneira de recomeçar. Para outros, restava desbravar os campos. Desassistidos pelo imperador, sem acesso a itens básicos como saúde e alimentação, os muckers reconheceram, numa mulher, uma líder espiritual. Desde pequena, Jacobina sofria ataques nervosos, o que de certo modo foi confundido com um poder religioso que a faria capaz de transmitir a voz de Cristo. A fé dos muckers ia de encontro ao protestantismo da maioria dos imigrantes e ao catolicismo dos brasileiros, pois o que Jacobina ofereceia era maior que os ensinamentos religiosos, era a própria presença divina. Em Videiras de Cristal - o romance dos muchers, Luiz Antonio de Assis Brasil recria magistralmente um episódio de formação do Rio Grande do Sul e recupera as emoções de um levante popular que mobilizou o Exército brasileiro. A partir da história dos muckers, o escritor lança um olhar sobre o cotidiano da população do Sul do país em meados do século XIX, desvelando o microcosmo da colônia alemã a partir de uma perspectiva universal.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    VIDEIRAS DE CRISTAL

  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Romance
  • Cód.Barras:
    9788525420190
  • ISBN:
    978.85.254.2019-0
  • Formato:
    14x21
  • Páginas:
    496
  • Medidas:
    14 X 21 cm

Vida & Obra

Luiz Antonio de Assis Brasil

Luiz Antonio de Assis Brasil é um dos grandes ficcionistas brasileiros contemporâneos. Publicou diversos romances e algumas de suas histórias foram adaptadas para o cinema. Suas obras ultrapassam fronteiras, sendo publicadas também em Portugal, França e Espanha.

Nascido em Porto Alegre, em 1945, Assis Brasil sempre esteve ligado à cultura: já foi músico violoncelista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, tornou-se professor universitário, escritor e, em 2011, ...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar