Coleção L&PM Pocket


A CARTEIRA DE MEU TIO

Joaquim Manuel de Macedo
Prefácio e notas de Fabio Bortolazzo Pinto

R$26,90

A Carteira de Meu Tio de Joaquim Manuel de Macedo, diferente de A Moreninha e de seus mais famosos romances, mas não menos importante, trata de forma bem-humorada da política do Brasil do Segundo Império. Por intemédio de seu personagem principal, o autor descreve o político brasi­lei­ro da época e que bem poderia ser o de hoje.

O protagonista da história é um jovem cujo tio financia sua viagem de estudos à Europa, na qual ele só se preocupa em aproveitar a vida e faz tudo menos estudar. Na volta, inquirido pelo tio sobre seu futuro, decide tornar-se um político, aquilo que considerava a melhor maneira de enriquecer e ter poder sem ter de trabalhar tanto assim. O tio, reconhecendo, de início, no sobrinho duas características indispensáveis para exercer essa profissão – era um impostor e um atrevido –, exige que antes de entrar na vida pública ele viaje a cavalo pelo Brasil para conhecer seu povo e suas necessidades.

Nesta viagem, o autor fornece uma rica e bem-humorada imagem da política e dos políticos da época, que impressiona pela semelhança com a época atual.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    A CARTEIRA DE MEU TIO

  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Romance
    Literatura clássica brasileira
  • Referência:
    240
  • Cód.Barras:
    9788525411280
  • ISBN:
    978.85.254.1128-0
  • Páginas:
    160
  • Edição:
    julho de 2001

Vida & Obra

Joaquim Manuel de Macedo

Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, província do Rio de Janeiro, em 1820. Membro de uma família humilde, passou a infância na pequena vila descrita carinhosamente em O rio do quarto, romance que publicou em 1869.

Dois anos depois de seu nascimento, é proclamada a Independência do Brasil, que trouxe a reboque diversas crises políticas protagonizadas por Dom Pedro I, pelas regências Tríplice e Una e seus respectivos opositores. Os...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar