Coleção L&PM E-books


TRATADO SOBRE A TOLERÂNCIA

TRAITÉ SUR LA TOLÉRANCE: A L'OCCASION DE LA MORT DE JEAN CALAS (1763)

François Marie Arouet (Voltaire)

Tradução de William Lagos

Na França, nas décadas anteriores à Revolução Francesa, Jean Calas, um comerciário protestante da cidade de Toulouse, foi acusado de assassinar o filho, que queria se converter ao catolicismo. A sentença foi a pena de morte, e a execução ­– no suplício da roda, sob tortura – ocorreu em 1762. Voltaire, convencido da inocência do condenado, denunciou a injustiça e escreveu Tratado sobre a tolerância, texto com o qual iniciou uma campanha para sua reabilitação. O caso ganhou proporções enormes, transformando-se numa triste metáfora dos conflitos religiosos que há séculos grassavam no país. Graças à repercussão deste libelo, em 1765, Jean Calas foi postumamente inocentado.

Com uma ironia ferina e seu estilo inimitável, o filósofo iluminista faz um apelo em prol do respeito aos credos e da liberdade religiosa. Escrito em 1763, Tratado sobre a tolerância revela-se hoje, dois séculos e meio depois, uma reflexão atualíssima sobre o sistema judiciário, sobre a responsabilidade dos juízes e sobre os efeitos perversos que as leis podem ter.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    TRATADO SOBRE A TOLERÂNCIA

  • Título Original:
    TRAITÉ SUR LA TOLÉRANCE: A L'OCCASION DE LA MORT DE JEAN CALAS (1763)
  • Catálogo:
    Coleção L&PM E-books
  • Gênero:
    Ensaios
    Filosofia
  • eISBN:
    978.85.254.2127-2

Vida & Obra

François Marie Arouet (Voltaire)

François-Marie Arouet, conhecido como Voltaire (1694-1778), nasceu e morreu em Paris. Um dos mais célebres escritores do século XVIII. Escreveu tragédia, epopéia, história, crítica, romance e filosofia, tendo se tornado notável em todos esses gêneros, mas principalmente na filosofia. Descendente da pequena nobreza européia, desde cedo destacou-se como brilhante pensador, tendo freqüentado as melhores universidades do seu tempo. Com pouco mais de 20 anos, já havia sido preso...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar