Como avaliar uma obra tão imponente como o legado sartriano, que, abordando todos os domínios da escrita (romance, novela, filosofia, teatro, cinema, crítica, artigos), se dirige a todos os públicos? Como abarcar a iniciativa de Sartre, que se dedicou a decifrar as questões políticas e éticas do seu século, sendo precursor e experimentando todos os desafios do nosso cotidiano? Como abordar "a totalidade Sartre", com suas reviravoltas, sua coragem, suas ousadias, seus entusiasmos?
Neste livro, Annie Cohen-Solal, biógrafa e uma das maiores especialistas na obra de Sartre, aborda a vida intelectual do filósofo, as diversas fases de seu pensamento, as contradições, as mudanças de posições ideológicas, a gestão das suas diversas obras. Ela defende que todos esses movimentos nada mais são do que partes de um todo homogêneo maior, cuja dimensão não se pode perder, que é o gênio Jean-Paul Sartre. Ela aponta como legados cruciais a visão do pensador sobre desafios políticos e de ordem mundial, por ele levantados e ainda não resolvidos, e toda a inovação proposta pelo conceito de Sartre sobre o indivíduo e sobre liberdade individual. Em uma espécie de balanço, a autora propõe uma nova avaliação da importância da obra do escritor, dramaturgo e filósofo, e reabilita um dos maiores pensadores do século XX para as novas gerações do terceiro milênio.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro