Coleção L&PM Pocket


VARGAS UMA BIOGRAFIA POLÍTICA

Quem foi Getúlio, o que fez, o que pensava? Tudo isto está explicado em Vargas, uma biografia política, de maneira objetiva e clara.

Neste livro, publicado originalmente pela L&PM Editores em 1980, Hélio Silva compõe um quadro da participação de Getúlio Vargas na política brasileira, dando ao leitor um perfil deste grande personagem através de suas idéias. Vargas, uma biografia política é composto de uma completa cronologia, uma biografia do estadista e uma seleção de pronunciamentos e discursos que expõem o pensamento político de Getúlio em suas próprias palavras. O livro também reproduz o célebre texto da carta-testamento de Vargas, de agosto de 1954, em que o estadista explica que, através do gesto radical do suicídio, sai "da vida para entrar na História".

O grande historiador Hélio Silva (1904-1995) dedicou grande parte de sua vida ao estudo apaixonado da figura de Getúlio Vargas e de sua passagem pela política brasileira. A prova disso é a monumental obra O ciclo de Vargas, uma série em dezesseis volumes, em que a história brasileira da conturbada primeira metade do século 20 é narrada minuciosamente, desde antes da revolta de 1922 até a morte de Vargas.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    VARGAS UMA BIOGRAFIA POLÍTICA

  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Biografias
    História
  • Referência:
    375
  • Cód.Barras:
    9788525413406
  • ISBN:
    978.85.254.1340-6
  • Páginas:
    200

Vida & Obra

Hélio Silva

Hélio Ribeiro da Silva nasceu a 10 de abril de 1904, no subúrbio carioca do Riachuelo (Estrada de Ferro Central do Brasil). Estudou em escolas públicas do Rio, onde desde cedo começou a escrever. Aos 16 anos, já fazia parte da roda literária da qual também participavam os jovens Moacyr de Almeida, Pádua de Almeida, Nóbrega da Cunha, Alberto Figueiredo Pimentel Segundo, Póvoa de Siqueira, Thomas Murat, João Ribeiro Pinheiro, Jarbas Andréa, Danton Jobim, José Barreto Filho e ...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar