Outros Formatos


"Tenho-me dedicado a esta luta do povo africano. Combato a dominação branca e combato a dominação negra. Alimento o ideal de uma sociedade livre e democrática, onde todos vivam juntos em harmonia e com oportunidades iguais."

Nelson Mandela - Discurso de 1964

MANDELA: O HOMEM, A HISTÓRIA E O MITO

Elleke Boehmer

Tradução de Denise Bottmann

R$43,90

Advogado oriundo da elite tembu. Ativista da liberdade política. Símbolo da luta contra o apartheid e a discriminação racial. Prisioneiro político com mais tempo de encarceramento da história. Primeiro presidente negro de seu país, eleito nas primeiras eleições democráticas e multirraciais. Principal arquiteto da nova África do Sul. Um dos mais importantes agentes da história do anti-imperialismo do século XX. Ícone carismático, quase um santo secular. Defensor da democracia neoliberal. Estrategista com visão de longo alcance. Ou, segundo seus críticos, exterrorista e comunista.

Nelson Mandela – é possível definir quem ou o que ele é?

Sentenciado a “prisão perpétua mais cinco anos” por participação na luta armada da África do Sul da segregação racial, Mandela foi durante muitos anos isolado do mundo e da mídia. Mesmo assim, tornou-se a principal figura da luta pela democracia em seu país. Após sua libertação, em 1990, tornou-se uma celebridade reconhecida no mundo todo.

Recusando a simples idealização e lançando mão de uma gama completa de fontes e estudos recentes, Elleke Boehmer nos oferece mais que uma mera biografia: a autora relembra fatos e humaniza o mito. O que emerge deste retrato realista é um homem que, em prol dos interesses da coletividade, foi um hábil criador da própria imagem e arguto leitor das circunstâncias – pegou em armas quando o Estado repressor da África do Sul não permitia outra forma de resistência e, trinta anos depois, convenceu os companheiros ativistas de que era o momento de conciliação. Num país traumatizado e assolado pela violência, utilizou sua habilidade política para evitar uma guerra civil (destino que se abateu sobre a maior parte dos países africanos em descolonização). Para além de seu tempo e seu país, Mandela se tornou para a comunidade global a prova de que a esperança pode triunfar, mesmo numa luta desigual, e, em última análise, entrou para a história como defensor de valores que são da ordem do dia, em qualquer parte do mundo: a democracia liberal e a tolerância.

O livro possui:

- 20 ilustrações

- Índice remissivo

- Cronologia

- Sugestões de leituras complementares divididas por capítulos

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    MANDELA: O HOMEM, A HISTÓRIA E O MITO

  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Literatura estrangeira
    Biografias Política
  • Cód.Barras:
    9788525429605
  • ISBN:
    978-85-254-2960-5
  • Páginas:
    224
  • Edição:
    setembro de 2013

Vida & Obra

Elleke Boehmer

Elleke Boehmer é escritora, crítica literária e professora de literatura de países de língua inglesa da Universidade de Oxford. É autora dos aclamados estudos Colonial and Postcolonial Literature: Migrant Metaphors [Literatura colonial e póscolonial: metáforas migrantes], 1995, Empire, the National and the Postcolonial [Império, o nacional e o pós-colonial], 2002, e Stories of Women: Gender and Narrative in the Postcolonial Nation [Histórias de mulheres: Gên...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar