Celso Loureiro Chaves tem dedicada sua vida à música. Transcendendo o conhecimento específico, acrescentou à sua arte, a arte de escrever. O resultado é esta rara antologia de 51 crônicas sobre música – breves, poéticas, irônicas, dramáticas, humorísticas e rigorosamente bem escritas – sobre música.
O tema principal se desdobra em muitos e variados assuntos: os gênios músicas da primeira metade do século XX (Stravinsky, Bartók, Weill) e também aqueles das décadas mais recentes (Boulez, Ligeti, Saariaho); a música brasileira e seus debates entre modernidade e tradição, academicismo e urbanidade; “encontros” inusitados entre compositores (Bach e João Gilberto, Noel Rosa e Gershwin), além de composições e variações musicais sem temáticas específicas.
Todas as crônicas de Memórias do pierrô lunar e outras histórias musicais têm um objetivo em comum: exercitar diante do leitor interessado em música o prazer de transformar som em palavra.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Ilza Nogueira
João Pessoa, PB
Tanto ao amador quanto ao músico, as "Memórias do pierrô lunar" são uma leitura muito informativa, tanto quanto prazerosa. As críticas, de extraordinária competência, enfocam cenas e diálogos de palcos e coxias da modernidade musical internacional, despertando a curiosidade do leitor para o conhecimento dos autores e obras comentados. Merece este livro muito maior divulgação.
25/11/2012