Outros Formatos


"Só uma mulher sabe, com um olhar, amolentar a resistência mais convicta do homem mais austero. Porque a mulher conhece todas as reentrâncias da Civilização."

David Coimbra - "As velhinhas de Copacabana"

AS VELHINHAS DE COPACABANA

R$39,90

Mas olhe bem. Olhe como olhei para as velhinhas de Copacabana. Algumas ainda preservam os traços graciosos da juventude. Imaginei que pelo menos uma delas, sentada de pernas cruzadas no banco de pedra, devia ter sido de uma beleza explosiva por volta dos vinte, trinta anos de idade.

Lembrei-me da crônica imortal de Rubem Braga:

“Ai de ti, Copacabana! Os gentios de teus morros descerão uivando sobre ti, e os canhões de teu próprio Forte se voltarão contra teu corpo, e troarão; mas a água salgada levará milênios para lavar os teus pecados de um só verão!”

Trecho da crônica “As velhinhas de Copacabana”

O prazer de ler

David Coimbra tem se destacado como um dos grandes escritores brasileiros, não só pela excelência do texto, mas também pela facilidade com que se movimenta entre os vários gêneros literários. No romance histórico obteve grande sucesso de crítica e público com o livro Canibais – paixão e morte na rua do Arvoredo. Com Uma história do mundo, acrescentou erudição à habilidade de escrever para formular uma bem-humorada tese a respeito da formação da civilização. Em Jogo de damas, fez um fascinante percurso pela história da humanidade destacando as mulheres que literalmente marcaram época.

Como ficcionista, David Coimbra produziu histórias de amor, humor (sempre o humor), sexo (sempre o sexo) e muito mistério, como em Pistoleiros também mandam flores, Cris, a fera e Jô na estrada. Na crônica – a difícil arte de fazer literatura do cotidiano – não foi diferente. Logo mostrou-se à altura dos grandes autores que consagraram este gênero genuinamente nacional. Foram vários livros, como A cantada infalível, A mulher do centroavante, Um trem para a Suíça, Mulheres!, entre outros.

Neste As velhinhas de Copacabana e outras 49 crônicas que gostei de escrever, você verá o raro talento de um cronista de verdade. E terá a experiência genuína, gratificante e insubstituível do prazer da leitura.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    AS VELHINHAS DE COPACABANA

  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Crônica
    Literatura moderna brasileira
  • Cód.Barras:
    9788525430465
  • ISBN:
    978-85-254-3046-5
  • Formato:
    14x21
  • Páginas:
    176
  • Edição:
    outubro de 2013

Vida & Obra

David Coimbra

David Coimbra nasceu em Porto Alegre, em 28 de abril de 1962, às 10h da manhã de um sábado, no Hospital Cristo Redentor. Cresceu no IAPI, na Zona Norte da cidade. Formou-se em jornalismo pela PUC-RS em 1984. Durante a faculdade, trabalhou como assessor de imprensa da Livraria e Editora Sulina, redigindo resenhas de livros, entrevistando autores, acompanhando escritores em suas visitas ao Estado.

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar