Coleção L&PM Pocket


CAPOTE / O RETRATO

Nicolai Vassilievitch Gogol

Tradução de Roberto Gomes

Nicolai Vassilievitch Gogol nasceu em Sorotchinsky, na Ucrânia, em 1809, e morreu em Moscou em 1852.

Contista genial, romancista e teatrólogo, é considerado um dos fundadores da moderna literatura russa. Depois de muitas tentativas (quis ser ator, poeta, funcionário público), conseguiu ser contratado para colaborar com alguns jornais, tornando-se conhecido do público leitor. Seu livro de estréia, Numa fazenda perto de Divanka (1832), uma coletânea de contos picarescos e bem-humorados, foi um enorme sucesso de público, transformando-o da noite para o dia em uma celebridade. A partir daí iniciou uma bem-sucedida carreira literária, sendo contratado como professor de História Medieval na Universidade de São Petersburgo, cidade onde viveu muitos anos. Mal adaptado ao mundo, Gogol morreu amargurado, vítima de alucinações, revoltado com seu tempo, a arte e a política.

Renovador e vanguardista, Nicolai Vassilievitch Gogol trouxe para a literatura russa o realismo fantástico e escreveu algumas obras-primas do conto universal. Os contos O capote – considerado por intelectuais como Jean-Paul Sartre como fundador da literatura moderna – e O retrato são algumas das peças mais líricas da vertiginosa obra de Gogol. Leia também O diário de um louco, ambientado em São Petersburgo, um conto que mistura realidade e sonho, e O nariz, uma farsa absurda e inquietante, disponíveis no vol. 201 da Coleção L&PM Pocket.

Contos:

"O Capote"
"O Retrato"

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    CAPOTE / O RETRATO

  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Contos
    Literatura clássica internacional
  • Referência:
    202
  • Cód.Barras:
    9788525410320
  • ISBN:
    978.85.254.1032-0
  • Páginas:
    152
  • Edição:
    maio de 2000

Vida & Obra

Nicolai Vassilievitch Gogol

Nikolai Vassilievitch Gogol (Ucrânia, 1809 – Moscou, 1852) foi um vanguardista da literatura russa. Oriundo de uma família de pequenos proprietários de terra ucranianos, passa a sua primeira infância no campo. Em 1821 muda-se para Nezin para estudar. Desde muito cedo deseja ser autor teatral. Em São Petersburgo conhece Puchkin, que o influencia notavelmente. Em 1836 inicia uma longa viagem pela Europa. Reside em diversas cidades, particularmente em Roma. A distância de se...

Ler mais

Opinião do Leitor

andré andréevitch - Porto Alegre/RS

Um dos dois melhores contos que eu já li, um misto de realidade e ficção desvendando e denunciando minúcias da alma e das sociedades em geral.

31/07/2009 11:42:48

Agatha

Johnny Garden / Holambra - SP

Bem melhor que "O Nariz", o Capote dá uma bela perspectiva de quem é Gogol. Vontade de ler mais.

12/02/2009 09:23:34

Você também pode gostar


"O Retrato"

" />