Outros Formatos


ESCOMBROS E CAPRICHOS: O MELHOR DO CONTO ALEMÃO - 54 autores
Rolf. G. Renner
Marcelo Backes
(Organização)

ESCOMBROS E CAPRICHOS: O MELHOR DO CONTO ALEMÃO

54 autores
Rolf. G. Renner
Marcelo Backes
(Organização)

R$59,90

O leitor vai encontrar nesta antologia não apenas o que de melhor se fez em narrativa curta na Alemanha do século XX, mas autores austríacos e suíços cuja experiência estética é indispensável para um painel do conto em língua alemã do período. A antologia reúne autores já célebres no Brasil, como Heinrich Mann, Thomas Mann, Franz Kafka, Robert Musil, Bertholt Brecht, Stefan Zweig, Günter Grass e Thomas Bernhard, além de autores até então inéditos aqui, como a laureada com o Prêmio Nobel de Literatura de 2004, a austríaca Elfriede Jelinek.

No século XX, a literatura sofreu mudanças tão radicais como em pouquíssimos outros períodos – mudanças essas que foram reflexos de alterações no modo do ser humano ver a si mesmo. Conturbados acontecimentos políticos abalaram todo o mundo ocidental durante o século que começou sob o signo de Freud, e uma das culturas mais afetadas por todas mudanças foi a de língua alemã, que viveu muitos dos acontecimentos no olho do furacão. Por isso a literatura a literatura alemã, bem como a suíça e austríaca desse período, é marcada pela catástrofe: os escombros referidos no título dessa antologia.

O livro reúne contos de 54 autores, começando por "Os mortos calam", de Arthur Schnitzler, até chegar a "Frutas e legumes", da inédita no Brasil Karin Duve. Os contos são divididos em nove partes que correspondem a uma organização cronológica e tipológica: 1) textos que documentam a virada do século até o expressionismo; 2) representantes da literatura politicamente engajada da "nova objetividade" e de estratégia surrealista; 3) contos de autores que representam a emigração interna, em busca de uma literatura mimética e realista, mas não necessariamente orientada pela política; 4) textos que exprimem a reação à Segunda Guerra Mundial, expressando o clima da geração do pós-guerra; 5) textos pré-1968, que se desprendem de orientações políticas, colocando no seu lugar preocupações estéticas; 6) narrativas que antecipam o pulo da modernidade para a pós-modernidade; 7) textos de autores da ex-Alemanha Oriental; 8) textos da ex-Alemanha Ocidental mais recente; 9) e, por fim, textos da chamada literatura feminina.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    ESCOMBROS E CAPRICHOS: O MELHOR DO CONTO ALEMÃO

  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Contos
  • Cód.Barras:
    9788525413987
  • ISBN:
    978.85.254.1398-7
  • Páginas:
    400
  • Medidas:
    23 X 16 cm

Vida & Obra

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar