Coleção L&PM E-books


GUIA PRÁTICO DO PORTUGUÊS CORRETO - SINTAXE (VOL. 3) - Cláudio Moreno

GUIA PRÁTICO DO PORTUGUÊS CORRETO - SINTAXE (VOL. 3)

Este livro aborda o assunto mais difícil de ser explicado da Língua Portuguesa: a sintaxe, a parte da gramática que estuda as relações entre os elementos da frase. Com as explicações fáceis e coerentes que lhe são características, Cláudio Moreno descreve as principais funções sintáticas e explica a regência de verbos, a concordância verbal, a colocação dos pronomes e, finalmente, a crase – um bicho-de-sete-cabeças para muita gente, que finalmente é desmistificado.

Em vez de enunciar inúteis e desestimulantes regras gramaticais, Moreno prefere instrumentalizar o leitor a fazer sua própria interpretação dos fenômenos do Português, capacitando-o a corrigir os próprios erros e a usar as palavras corretamente. Você vai entender por que a concordância de “A maioria dos homens ficam vermelhos” não está errada, por que tanto “Fui eu que fiz” quanto “Fui eu quem fez” estão corretos – mas não “Fui eu quem fiz” –, e por que as pessoas usam “vende-se casas”, quando deveriam preferir “vendem-se casas”.

Veja também: Guia prático do português correto Vol.1 (Ortografia); Guia prático do português correto Vol. 2 (Morfologia) e, em breve, Guia prático do português correto Vol. 4 (Pontuação).

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    GUIA PRÁTICO DO PORTUGUÊS CORRETO - SINTAXE (VOL. 3)

  • Catálogo:
    Coleção L&PM E-books
  • Gênero:
    Língua portuguesa
  • Série:
    Obras de Referência
  • eISBN:
    978.85.254.2331-3

Vida & Obra

Cláudio Moreno

Cláudio Moreno nasceu na cidade de Rio Grande (RS). Formado em Letras com ênfase em Português e Grego pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 1969 é professor de Português e Redação nos principais colégios de Porto Alegre. Concursado, de 1972 a 1996 lecionou no Instituto de Letras da UFRGS, onde também defendeu tese de mestrado em Língua Portuguesa, em 1977. No ano de 1997, concluiu doutoramento em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). In...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar