Os primórdios da civilização egípcia datam de cerca de 5000 a.C. Desde então, não houve um único período da sua história que não estivesse cercado do mais absoluto fascínio. Prova disto é o número quase infinito de obras que já se escreveram, em todas as línguas, sobre a cultura, a história e os costumes da civilização dos faraós. Dentre tantos aspectos que caracterizam a riquíssima cultura egípcia, seguramente um dos que mais despertam a atenção é o das lendas e mitos relativos a deuses e heróis.
Como toda mitologia, a egípcia presta-se a várias interpretações, que vão desde as mais prosaicas, que vêem nos mitos apenas um relato engenhoso das manifestações da natureza – invariavelmente relacionadas à estreita dependência do Egito quanto ao rio Nilo, fonte primordial de vida e sustento – até aquelas mais herméticas, que preferem ver nos relatos alegorias místicas repletas da mais alta espiritualidade.
Em As melhores histórias da mitologia egípcia, A.S. Franchini e Carmen Segranfredo, dando prosseguimento ao projeto de divulgar de maneira despretensiosa e divertida o corpus mitológico das mais diversas culturas, recriam para o público brasileiro as principais histórias egípcias que, em matéria de emoção e aventura, nada ficam a dever à mitologia greco-romana, bem mais popularizada entre nós.
Rá, Osíris, Set, Ísis e Horus são alguns dos personagens que desfilam nesta movimentada coletânea, na qual o drama alterna-se na medida exata com a comédia, cumprindo o propósito dos autores de, ao mesmo tempo, instruir e divertir.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Daniel Constantini
Amparo/SP
Simplesmente fantástico! Meus autores preferidos construiram uma obra rica em conteúdo histórico, com a doce pitada da narração de uma forma jamais vista antes. Simplesmente perfeito. O livro dá uma noção maior desses contos míticos que de um império tão rico em cultura, mito e religião. Mais do que aprovado.
02/09/2009 10:24:13