em 


Opções Avançadas

Outros Formatos

 

CHINA: UMA NOVA HISTÓRIA

CHINA: A NEW HISTORY

John King Fairbank
Merle Goldman
Tradução de Marisa Motta

Eleito "Livro Notável" pelo
The New York Times

China: uma nova história fornece ao leitor o mais completo panorama sobre a China, da pré-história à primeira década do século XXI. Escrito pelos renomados sinólogos John King Fairbank e Merle Goldman, o livro analisa – sempre baseado nos fundamentos e na evolução do sistema social, da cultura e do pensamento chinês – a rica e conflituada história deste que foi o primeiro Estado do mundo a ter um funcionalismo burocrático moderno.

Em uma narrativa tão acessível quanto instigante, são esmiuçados vários eventos e personalidades, bem como características e paradoxos históricos e culturais. Além de expor magnificamente o grandioso e trágico passado chinês, este livro mostra os desafios que se impõem à nação que inventou o papel, que maravilhou viajantes como Marco Polo e que – após décadas de turbulência e instabilidade – deu início ao fabuloso crescimento econômico a que o mundo ora assiste, fascinado.

Na primeira parte, são abordados os períodos pré-unificação; os mais de dois mil anos em que a China esteve sob o regime político imperial e que compreenderam mais de dez dinastias; o daoísmo, o budismo e o confucionismo – as três linhas de pensamento conformadoras do espírito chinês –, bem como os fundamentos da organização social e familiar.

Na segunda parte, discute-se o declínio do regime imperial e o aumento, sobretudo por meio do comércio, do contato entre a China e o Ocidente – que culminaria nas Guerras do Ópio do século XIX e em um longo período de sujeição dos chineses aos interesses econômicos estrangeiros.

Com a República tem início a terceira seção do livro, que trata também da Revolução Nacionalista, do início do Partido Comunista chinês, da Longa Marcha (1934-1935), da invasão japonesa e da resistência chinesa e, finalmente, do término da guerra civil, em 1949, com a transferência do governo nacionalista mudando-se para Taiwan e a ascensão de Mao Zedong ao poder.

A quarta parte do livro é dedicada à segunda metade do século XX: a estruturação da máquina do governo comunista, os movimentos arquitetados por Mao, como o Grande Salto para Frente (1958-1960), que culminou na morte de pelo menos trinta milhões de pessoas devido à falência das lavouras, e a Revolução Cultural (1966-1976), quando escolas e universidades foram fechadas e professores torturados e assassinados pelos próprios alunos. É analisado o legado de Deng Xiaoping, comunista de primeira hora que, após a morte do Grande Timoneiro, em 1976, pôs a China nos trilhos do desenvolvimento econômico e que foi também o responsável pelo massacre da Praça da Paz Celestial; e, como encerramento, uma avaliação sobre o governo de Hu Jintao, além dos desafios – em várias áreas – que se impõem a médio e a longo prazo à nação chinesa, sendo o principal o impasse de como sustentar (ou resolver) a contradição de ser um país economicamente capitalista e politicamente autoritário.

Iluminando acontecimentos e paradoxos pouco conhecidos pelo Ocidente, a obra escrita por Fairbank e Goldman faz jus ao título: trata-se não apenas de uma história da China, mas de uma história da cultura e do pensamento chinês.

"China: uma nova história abrange toda a história chinesa e o faz de forma vivaz e dinâmica... Um feito admirável."
Jonathan Spencer, autor de Em busca da China moderna

"Uma empreitada ambiciosa e audaz, que faz jus ao homem que foi o pai dos estudos modernos sobre a China."
Anne F. Thurston, Boston Globe

"[Este livro] consegue contar turbulentos quatro mil anos de história num só volume sem perder a clareza nem simplificar... Rico e fascinante."
Arnold R. Isaacs, San Francisco Chronicle

Preço R$79,90

Informações Gerais

Indicado para:

Ensino Médio
Ensino Superior

Título:

CHINA: UMA NOVA HISTÓRIA

Título Original:

CHINA: A NEW HISTORY

Catálogo:

Outros Formatos

Gênero:

História
Mapas Política

Cód.Barras:

9788525415684

ISBN-10:

85.254.1568-5

ISBN-13:

978.85.254.1568-4

Páginas:

472

Peso:

875 g

Edição:

novembro de 2006

Vida & Obra

John King Fairbank

JKF (1907-1991), como era conhecido, nasceu nos Estados Unidos e foi um dos mais célebres e respeitados especialistas do século XX em História chinesa. Formado nas universidades de Harvard e Oxford, viveu na China de 1932 a 1936. Tornou-se professor e diretor do Centro de Estudos Asiáticos de Harvard, publicou vários livros sobre a China e foi editor da monumental publicação em vários volumes The Cambridge History of China. Fundou, em Harvard, o Centro de Pesquisas sobre a Ásia Oriental...

Merle Goldman

É norte-americana e professora da Universidade de Boston, onde leciona cursos de história chinesa pré-moderna e moderna. Publicou vários livros sobre os impasses da China nos séculos XX e XXI. É pesquisadora associada e membro do comitê executivo do Centro Fairbank de Pesquisas sobre a Ásia Oriental.

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

* O número de páginas dos livros da Coleção L&PM e-books é uma referência baseado no número de páginas dos livros impressos

voltar ir para o topo   imprimir página
 

Home    Quem Somos    Notícias    Mapa do Site    Fale Conosco    Podcast L&PM

Rua Comendador Coruja, 314 - Fone: (51) 3225.5777 - Fax: (51) 3221.5380 - Porto Alegre/RS - CEP 90220-180
Alameda Santos, 1470, cj 310 - Cerqueira César - Fone: (11) 3578.6606 - São Paulo/SP - CEP 01418-903

© 2003-2020 Publibook Livros e Papeis Ltda. - CNPJ 87.932.463/0001-70 - Powered by CIS Manager   Desenvolvido por Construtiva