"Este tratado é lindo: recomendo sua leitura a todos os homens."
Denis Diderot
Sobre a brevidade da vida é a obra mais difundida do filósofo Lúcio Anneo Sêneca (4 a.C.? - 65 d.C.) e um dos textos mais conhecidos de toda a Antigüidade latina. São cartas dirigidas a Paulino (cuja identidade é controversa), nas quais o sábio discorre sobre a natureza finita da vida humana. São desenvolvidos temas como aprendizagem, amizade, livros e a morte, e, no correr das páginas, vão sendo apresentadas maneiras de prolongar a vida e livrá-la de mil futilidades que a perturbam sem, no entanto, enriquecê-la. Escritas há quase dois mil anos, estas cartas compõem uma leitura inspiradora para todos os homens, a quem ajudam a avaliar o que é uma vida plenamente vivida.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Amilde Fonseca
Natal / RN
"Sobre a brevidade da vida" proporciona uma reflexão profunda acerca do nosso fazer cotidiano e das razões desse fazer. Possibilita também repensar e reorganizar as nossas escolhas.
Alerta fazendo-nos conscientes do que sempre soubemos, mas ocultamos de nós mesmos.
18/12/2012 15:32:07
Agatha
José Jorge Almeida dos Santos
Ribeirão Preto (SP)
Simplesmente fantástico!
18/11/2009