De botânico de Napoleão a desbravador da América Latina
Figura na sombra é um romance que ficcionaliza a história real de dois importantes homens da ciência do século XIX. Quando o naturalista Aimé Bonpland conhece Alexander von Humboldt em Paris não imagina o destino que começa a desenhar para si próprio. A viagem de cinco anos que empreendem às Américas será decisiva para o moderno conhecimento do mundo. Mas enquanto Humboldt retorna para a Europa com o objetivo de escrever sua obra máxima e conquistar a glória, o outro busca um rumo diferente.
Luiz Antonio de Assis Brasil, neste livro, desvenda o imaginário de Aimé Bonpland, francês, médico e botânico, testemunha da Revolução Francesa, que alcança as honras científicas mais almejadas e decide trocar tudo isso por uma vida sem luxo algum, próxima à Natureza, ao Sul da América do Sul. Bonpland – ou Don Amado Bonpland, ou Gringo Loco ou, ainda, Caraí Arandu – protagoniza uma história repleta de episódios aventureiros – mas comprovadamente reais – que o fazem trilhar o mundo.
Figura na sombra é o quarto e último livro da série Visitantes ao Sul, da qual fazem parte O pintor de retratos (2001), A margem imóvel do rio (2003) e Música perdida (2006).
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro