Neste Sangue quente, nono livro de uma muito sólida carreira, Claudia Tajes torna a mostrar o quanto há de absolutamente sério e grave nas coisas engraçadas. Revelando a leveza graciosa do drama – da raiva, melhor dito –, nossa autora demonstra um domínio extraordinário do conto, incluídas as particularidades e sutilezas que o gênero demanda. São histórias cheias de ironia finíssima, construídas com uma linguagem simples e elegante; chega a parecer que escrever é fácil. E dá-lhe a denunciar desde os fiascos causados pela variação dos hormônios ao sentimento de culpa que só um belo ataque de raiva pode proporcionar. O ridículo humano escancarado.
Claro que quem conhece a Claudia sabe que, naqueles acessos de genuína modéstia que lhe são característicos, quase se desculpando por fazer os outros se divertirem, ela vai dizer que esse livro é mais um acidente de percurso do que, digamos, “literatura séria”. O modus vivendi claudiano tem disso: de achar pouca coisa joias que qualquer autor adoraria assinar, de não dar a mínima para rapapés e de olhar o mundo de uma perspectiva oblíqua e quase absurda de tão verdadeira. Ela não se leva a sério exatamente por saber onde mora o perigo.
Nos toca a nós, leitores, receber com alegria esse novo livro. Mais uma vez temos o melhor – e o mais bem-humorado – da literatura brasileira em mãos. Coisa muito séria.
Cíntia Moscovich
Claudia Tajes estreou na literatura com Dez (quase) amores. Seguiram-se, entre outros, As pernas de Úrsula, A vida sexual da mulher feia, Louca por homem e Por isso eu sou vingativa, todos publicados pela L&PM Editores. Sangue quente é seu primeiro livro de contos.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
tais alves
novo hamburgo
comprei o livro pela internet li todos os outros sao maravilhosos este tambem nao sera diferente...recomendo autora muito boa leitura agradavel e divertida.
04/11/2013