“Ele criou um universo próprio e se tornou seu astro.”
David Cronenberg The Guardian
“Ele entendeu melhor – e antes – do que ninguém a nossa obsessão com a cultura das celebridades.”
Alison Jackson Sunday Telegraph
Andy Warhol não saía de casa sem sua câmera. América é o resultado de dez anos de fotos excepcionais, revelando a estranha beleza e as extraordinárias contradições do país que possibilitou a Andy Warhol se tornar essa figura emblemática. Explorando suas maiores obsessões – entre elas a imagem e a celebridade –, ele fotografa lutadores e políticos, a beleza dos muito ricos e os pobres que tudo perderam; Capote com as cicatrizes de uma cirurgia plástica recente e Madonna escondida sob uma peruca morena. Ele escreve sobre o país que ama, desejando ter morrido quando levou um tiro; sobre o fato de tudo ter um preço e também sobre a fama e a beleza.
Uma América sem Warhol é quase tão inconcebível quanto Warhol sem a América. Este tributo, comovente e sagaz, representa o grande artista do superficial em seu momento mais pessoal e profundo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Bruno Farias
Aracaju-SE
Visitar a "América" de Andy Warhol é adentrar num "universo" estranho, sedutor, cosmopolita". Com imagens inusitadas (Capote e sua cicatriz pós-operação, Madonna de peruca ou stripers masculinos anônimos) Warhol investiga a cultura consumista, elegante, brega e sensual do povo americano. Um livro plural e atemporal ,fabricado pelo gênio da pop art.
10/12/2012