Coleção L&PM E-books


O HOMEM MOISÉS E A RELIGIÃO MONOTEÍSTA - Sigmund Freud

O HOMEM MOISÉS E A RELIGIÃO MONOTEÍSTA

DER MANN MOSES UND DIE MONOTHEISTISCHE RELIGION: DREI ABHANDLUNGEN

Sigmund Freud

Tradução de Renato Zwick

Uma das obras mais importantes e complexas de Freud pela primeira vez no Brasil traduzida direto do alemão

O homem Moisés e a religião monoteísta é o 6º título de um ousado projeto da L&PM Editores: lançar a obra de Sigmund Freud em novas traduções vertidas diretamente do original em alemão. Desta vez, o livro que chega ao mercado brasileiro é um dos últimos trabalhos do pai da psicanálise. Nele, Freud abraça os conceitos psicanalíticos para compreender o comportamento de um povo. O resultado é uma revolucionária investigação sobre as origens do judaísmo – a mais antiga das três grandes religiões monoteístas – a partir da figura de Moisés, líder religioso dos hebreus, que sempre o fascinara.

O livro é composto por três ensaios – “Moisés, um egípcio”, “Se Moisés era um egípcio...” e “Moisés, seu povo e a religião monoteísta” – que foram publicados em conjunto pela primeira vez em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial e da morte de Freud. Os textos propõem como principal indagação: Como os judeus se tornaram o que são e por que atraem para si ódio eterno?

Freud procede à releitura de documentos históricos e da Bíblia para provar a origem estrangeira do povo judeu. Em tempos obcecados pela pureza étnica e pela identidade das nações, concluiu que a religião judaica tem uma origem fragmentária, inseparável do outro. E, apesar de centrar seu estudo na mais antiga das três religiões monoteístas, é fácil detectar no texto freudiano que suas teses são aplicáveis para muito além do judaísmo.

 

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    O HOMEM MOISÉS E A RELIGIÃO MONOTEÍSTA

  • Título Original:
    DER MANN MOSES UND DIE MONOTHEISTISCHE RELIGION: DREI ABHANDLUNGEN
  • Catálogo:
    Coleção L&PM E-books
  • Gênero:
    Psicanálise
  • Série:
    Freud
  • eISBN:
    978.85.254.3145-5
  • Edição:
    janeiro de 2014

Vida & Obra

Sigmund Freud

Nasceu em Freiberg, na Morávia (hoje República Tcheca). Devido a problemas econômicos, sua família se mudou para a Aústria em 1860. Aos 17 anos, Freud ingressou na Universidade de Viena para estudar medicina. Em 1886, se casou com Martha Bernays e abriu uma clínica especializada em distúrbios nervosos, onde desenvolveu o princípio da psicanálise. No ano de 1900, foi designado professor na mesma universidade. Em 1938, refugiou-se com sua família em Londres, em função da perseguiç...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar