Coleção L&PM Pocket


A NINFOMANIA

Bienville

Tradução de Lúcia Leiria

R$19,90

Originalmente escrito em francês pelo médico D. T. Bienville, A ninfomania ou tratado sobre o furor uterino foi publicado pela primeira vez em italiano, na Veneza de 1786. Foi levado ao público como um tratado médico que visava a informação acerca do corpo da mulher, as causas e efeitos do chamado furor uterino, maneiras de combater o mal e receitas medicamentosas, em uma época em que nem de longe a sexualidade feminina era reconhecida. Entretanto, o texto de Bienville equilibra-se sobre uma sutil ambigüidade: se por um lado tem intenção científica, por trás da qual se esconde uma moral pudica (fala da ninfomania como uma "miséria que humilha, atormenta e degrada"), por outro, acabou por funcionar como um tratado e obra literária libertina, que celebra, nas entrelinhas, a sexualidade e a fisiologia do sexo frágil.

Bienville, embora erudito, não era desprovido de humor, espírito ou curiosidade, como se pode ver no capítulo "Observações sobre a imaginação relacionada à ninfomania". Por vias tortas ou não, ele passou à história por ter pousado a pedra fundamental do edifício penosamente construído (e talvez ainda em construção) do conhecimento acerca do corpo e sexualidade feminina.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    A NINFOMANIA

  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Erótico
  • Série:
    Eróticos
  • Referência:
    10
  • Cód.Barras:
    9788525406125
  • ISBN:
    978.85.254.0612-5
  • Páginas:
    130

Vida & Obra

Bienville

D. T. de Bienville foi um médico francês, nascido em 1726. Em 1771, publicou A ninfomania ou O tratado do furor uterino, onde explica as causas e os tratamentos deste "mal" que perturba as atitudes das mulheres, fazendo-as seduzir e provocar os homens da sociedade do século XVII, quando os mistérios da sexualidade feminina eram então obscuros. Bienville faleceu em 1813.

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar