Coleção L&PM Pocket


FANNY HILL OU MEMÓRIAS DE UMA MULHER DE PRAZER

FANNY HILL OR MEMOIRS OF A WOMAN OF PLEASURE

John Cleland

Tradução de Eduardo Francisco Alves

R$23,90

Fanny Hill ou Memórias de uma mulher de prazer, considerado o primeiro romance erótico moderno, é também um dos grandes retratos da Europa do século XVIII. Em formato de cartas e narrado em primeira pessoa pela jovem Fanny Hill, o livro surpreende pela prosa sensual de Cleland e pelo estilo e elegância que o autor emprega ao contar as aventuras de iniciação sexual de uma jovem – nem tão inocente assim – que, órfã aos quinze anos, vai para Londres tentar a vida e acaba se tornando uma requisitada cortesã.

Antes da virgindade de Fanny ser posta à venda por uma cafetina, a jovem se apaixona por Charles, com quem foge. Passam a viver juntos, mas, inesperadamente, ele precisa deixar a cidade. Fanny passa, então, de menina insegura a cortesã de muitos amantes. Nesse ponto, o romance se torna inovador, já que Fanny, além de não mostrar arrependimento pelas suas ações, descreve com detalhes explícitos suas aventuras,  conferindo à obra um caráter de ode ao prazer sexual. O livro, entretanto, demorou a ser reconhecido pela crítica, que somente nos últimos anos conferiu-lhe a devida importância. O texto, de luzes filosóficas revolucionárias, está atualmente ao lado de obras dos mais renomados autores ingleses, tais como Daniel Defoe e Henry Fielding.

A polêmica acompanha a obra desde o seu lançamento. Editado em dois volumes – o primeiro, em novembro de 1748, e o outro, em fevereiro de 1749 – Fanny Hill não agradou em nada à patrulha religosa da época. Após o lançamento, Cleland, os editores e os impressores foram presos, acusados de obscenidade, e, posteriormente, em juramento, o escritor teve que abjurar o livro. A partir de então passaram a circular edições piratas muito concorridas, que só ajudaram a divulgar os escritos. Nos Estados Unidos, Fanny Hill estava banido até 1966.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    FANNY HILL OU MEMÓRIAS DE UMA MULHER DE PRAZER

  • Título Original:
    FANNY HILL OR MEMOIRS OF A WOMAN OF PLEASURE
  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Erótico
    Romance
  • Série:
    Eróticos
  • Referência:
    546
  • Cód.Barras:
    9788525415066
  • ISBN:
    978.85.254.1506-6
  • Páginas:
    256
  • Edição:
    setembro de 2006

Vida & Obra

John Cleland

John Cleland nasceu em 1710, em Kingston upon Thames, no condado de Surrey, Inglaterra. Cresceu em Londres e em 1721 ingressou na Westminster School, que abandonaria dois anos depois. Ingressou na British East India Company como soldado, mas chegou ao cargo de secretário do Bombay Council, em Bombaim, onde viveu de 1728 a 1740. Em 1748, Cleland foi preso por dívidas. Ficou encarcerado du­rante mais de um ano, e foi nesse período que ele escreveu e publicou Fanny Hill. Seguiu posterior...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar