Notícias


Vem aí: Os anos de fartura, um livro sobre a busca da verdade na China do futuro

29/09/2011

- Por L&PM Editores

Nos próximos meses, será lançado "Os anos de fartura" (The fat years), de Chan Koon-Chung  (John Chan em inglês). A história se passa em 2013, com uma China que acaba de emergir como superpotência, enquanto o restante do mundo desmorona sob o efeito de outra grave crise econômica que começara em 2011. Todos parecem aceitar isso como algo natural, com exceção de três pessoas que partem em busca da verdade. "Os anos de fartura" mostra uma China sem precedentes, rica, próspera, forte, mas sem memória. 

A narrativa é envolta em um capitalismo chinês que cresce a olhos vistos, em que os moradores das grandes cidades aproveitam os bons tempos sob o testemunho do personagem principal, o escritor Chen, nascido em Taiwan. O livro é dividido em duas partes. Na primeira, os fatos são narrados na primeira pessoa por diferentes personagens, principalmente Chen. Na segunda parte, Chen continua sendo o protagonista, mas a narração passa ser na terceira pessoa.O título original do livro em chinês, "Shengshi" tem um significado mais aberto do que simplesmente “The fat years”. Sheng quer dizer próspero, florescente, grande, forte e... gordura. Já o substantivo Shi significa os anos, a idade, o tempo, o período ou o... mundo.

Chan Koon-Chung , cujo nome ocidentalizado é John Chan, nasceu em Xangai e foi criado e educado em Hong Kong. Já publicou 18 livros, foi repórter de um jornal inglês e editor chefe da revista “City”, trabalhou como roteirista e produtor de cinema e é um dos fundadores do grupo ambientalista “Hong Kong Green Power”, além de membro do conselho do Greenpeace Internacional. Chan vive em Pequim desde o ano 2000 e é considerado um dos poucos observadores da China que são fluentes no inglês e que ainda vivem no continente.